CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 05/04/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SEDUC PROMOVE EVENTO PARA LANÇAMENTO DE PROJETOS EM SUAS EDIÇÕES PARA 2024

A Secretaria da Educação realizou evento de lançamento de projetos em suas edições para 2024. O evento aconteceu no Centro de Convivência da pessoa idosa no final da tarde da terça-feira dia 2 de abril.

Foram destacados cinco grandes projetos na solenidade.

São eles:

- Projeto Infância Ativa;

- Projeto Esporte, Arte e Vida na Educação

- Projeto Aprender

- Projeto EJA Cidadão

- Projeto Integralidade

Os referidos projetos já são executados em nosso município, e por terem grande êxito terão suas edições em 2024 realizadas. Na ocasião do lançamento para este ano, houve diversas apresentações resultados das edições anteriores nas escolas, portanto, uma grande participação dos estudantes, núcleos gestores das escolas e pais de alunos.

O momento foi muito especial pois foi também a oportunidade de mostrar os talentos dos nossos estudantes, desde a educação infantil até os de mais idade como os alunos do EJA Cidadão.

Desta forma, nossa Educação se fortalece, cria vínculos e aponta para resultados ainda melhores e maiores.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 14/03/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARCERIA DO MUNICÍPIO COM IBS OFERTARÁ FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA PROFESSORES

10 Escolas serão beneficiadas com o Projeto.

A Secretaria Municipal da Educação de Irauçuba recebeu nesta terça-feira (12/03,) jogos de Educação Financeira doados pelo Instituto Brasil Solidário (IBS), referentes à parceria com este órgão para a Formação Continuada de Professores.

Dessa parceria do IBS com a Secretaria da Educação e a AMMAI (Autarquia Municipal do Meio Ambiente), 10 escolas estão sendo beneficiadas, com 30 professores participando da formação em EAD, bem como a doação de 183 jogos, que fazem parte da formação do Curso de Educação Financeira.

Os jogos serão entregues nas 10 escolas e os professores irão, à medida que recebem a formação, levar os conhecimentos adquiridos aos alunos, se utilizando dos referidos jogos e suas metodologias.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 11/12/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FESTA DE PREMIAÇÃO DO SPAECE 2022

É com grande entusiasmo que convidamos toda a comunidade educacional para a cerimônia de premiação do SPAECE 2022, que será realizada hoje, 11/12, na Praça da Educação, às 18h00!

O SPAECE tem sido um marco importante para a melhoria da qualidade da educação em nosso estado. Como reconhecimento pelo esforço e dedicação de todos os envolvidos, hoje realizaremos a cerimônia para celebrar os resultados alcançados e premiar aqueles que se destacaram. ??

Sua presença é fundamental para tornar este evento ainda mais lindo.

Junte-se a nós para celebrar o comprometimento e a excelência na educação. ??

Participe!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 06/12/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FEIRA JEPP NO DISTRITO DE MISSI

Os nossos pequenos deram um show na Feira JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), no distrito de Missi! Os estudantes das Escolas Júlio César de Azevedo e Josefa Clotilde apresentaram seus produtos e colocaram em prática suas habilidades empreendedoras.

O JEPP é uma proposta do SEBRAE para o ensino fundamental (1º ao 9º ano) que incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

Confira no vídeo um pouco de como foi o evento!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 06/12/2023 GABINETE DO PREFEITO FEIRA DO JEPP 2023 É REALIZADA NA PRAÇA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

O evento foi organizado pela Secretaria da Educação e Escolas participantes. Os estudantes deram um show nas exposições da feirinha, além de terem mostrando seus talentos nas apresentações culturais.

O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é uma proposta do SEBRAE para o ensino fundamental (1º ao 9º ano) que incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

O JEPP é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora através de práticas que consideram a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Confira os registros fotográficos do evento.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 13/11/2023 GABINETE DO PREFEITO PREFEITA PATRÍCIA BARRETO AUTORIZA IMPLANTAÇÃO DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL EM TURMAS DE 8º ANO

Entendendo a importância da educação para os nossos estudantes e futuro de Irauçuba, o Governo Municipal tem feito grandes investimentos.

A Prefeita Patrícia Barreto assinou autorização para que em 2024 as turmas de 8º ano das Escolas Paulo Bastos (Sede do Município), Miguel Fernandes (distrito de Juá) e Josefa Clotilde Tabosa Braga (distrito de Missi) passem a ser em tempo integral.

Atualmente 05 Escolas Municipais possuem esta modalidade, abrangendo um total de 14 turmas de 9º ano, alcançando 320 alunos.

Estudar em tempo integral traz muitos benefícios para os estudantes. Além de aprenderem mais, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades socioemocionais e se prepararem para o mercado de trabalho.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 26/10/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO V COMEDI - VENHA FAZER PARTE DO FUTURO DA EDUCAÇÃO DE IRAUÇUBA

Caros educadores, gestores, e membros da comunidade de Irauçuba, é com grande alegria que convidamos a todos para participar da V Conferência Municipal de Educação (COMEDI).

Esta é a sua oportunidade de contribuir ativamente para o futuro da educação em nosso município.

??? Terça-feira, 31 de outubro

? às 7h30

?? Centro de Referência da Educação Infantil (CREII) Av. Paulo Bastos, 610

Neste evento, vamos discutir e elaborar estratégias para o Plano Nacional de Educação (2024-2034), com o tema "Política de Estado para garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável".

Para se inscrever, entre em contato com o diretor escolar de sua instituição. Esperamos ver todos vocês lá, prontos para construir um futuro educacional brilhante para Irauçuba!

Sua participação é essencial para o sucesso deste plano.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 18/10/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MAIS OPORTUNIDADE DE QUALIFICAÇÃO, PARTICIPE DO CURSO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO

A Prefeitura Municipal de Irauçuba e a Secretaria da Educação, através do Centro de Formação e Educação de Jovens e Adultos - CEFEJA, abre inscrições para o curso de Auxiliar Administrativo. O curso é voltado para jovens, adultos, estudantes, profissionais que já atuam na área e interessados em adquirir novos conhecimentos.

O Auxiliar Administrativo apoia a administração de uma empresa, seja ela pública ou privada, em suas tarefas diárias. Esse profissional dá suporte a mais de um departamento, como compras, logística, marketing, financeiro e outros.

O curso possui carga horária de 120/h e tem como objetivo capacitar profissionais para o mercado de trabalho e auxiliar no processo de desenvolvimento de habilidades na área administrativa.

Inscrições até o dia 19 de outubro de 8h às 12h no CEFEJA, localizado à Rua 7 de Setembro. VAGAS LIMITADAS!

Mais informações: (88) 9 8212-2711

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 25/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ALUNO IRAUÇUBENSE CONQUISTA MEDALHA DE PRATA NA 17ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA E BOLSA DE R$300,00 POR 1 ANO

O aluno Luís Eduardo Barros Azevedo, do 8° Ano da Escola Manoel Coelho da Cruz, distrito de Campinas, conquistou medalha de prata na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, do ano de 2022.

A premiação foi realizada na última quarta-feira (23), no Teatro São João, em Sobral. Além da medalha de reconhecimento pela conquista, Luis Eduardo também foi premiado com certificado e uma bolsa de R$ 300,00 durante 1 ano. O aluno destacou que o valor já tem destino certo, será para a compra de um notebook para estudos. Nesta edição de 2023 da OBMEP, Luis Eduardo está classificado para a 2ª fase e continua empenhado para garantir bons resultados também este ano.

Deixamos registrados nossos parabéns ao aluno pois seu esforço e dedicação nos enchem de alegria e inspiram a todos, e também à Escola. Atualmente, a Escola Manoel Coelho da Cruz está sob a direção de Valdenir Pinto e com a colaboração de Rejane Lima, Dália da Mata e César Fonteles, que continuam empenhados em promover o talento matemático e educar nossos alunos para alcançar grandes conquistas acadêmicas. Faz-se necessário também agradecimento especial ao ex-diretor Valmir Rafael por seu apoio.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 21/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 115 ALUNOS DA NOSSA REDE MUNICIPAL DE ENSINO AVANÇAM PARA A 2ª FASE DA OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma jornada de talento e dedicação, e estamos emocionados em compartilhar o sucesso de nossos alunos:

?? CEFEJA: 4 Alunos

?? Dr. Marcelo Sanford: 4 Alunos

?? Júlio Pinheiro Bastos: 6 Alunos

?? Manoel Coelho da Cruz: 8 Alunos

?? Josefa Clotilde: 24 Alunos

?? Lucas Ferreira: 24 Alunos

?? Miguel Fernandes: 14 Alunos

? Paulo Bastos: 31 Alunos

Cada número representa um talento em crescimento, uma mente curiosa e um coração determinado. Parabéns a todos esses alunos brilhantes que avançaram na OBMEP! Vocês são uma inspiração para todos nós.

?? Seu esforço e dedicação não passam despercebidos, e estamos aqui para apoiar cada passo de sua jornada. O futuro é repleto de oportunidades, e estamos orgulhosos de fazer parte desse caminho com vocês.

Nos cards da publicação você pode conferir os nomes dos alunos que avançaram para a 2º fase da 18ª OBMEP. ??

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 09/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IRAUÇUBA É CONTEMPLADO COM O PROGRAMA EDUCAÇÃO CONECTADA

O Ministério da Educação deu início hoje, dia 08 de agosto, ao período de seleção de escolas para a ação de apoio à contratação de conectividade e fomento ao uso de tecnologia no âmbito do Programa de Inovação Educação Conectada - PIEC.

?? O município de Irauçuba foi contemplado e nossas 26 escolas para receberão o apoio à conectividade do Programa de Inovação Educação Conectada 2023. Essas escolas foram pré-selecionadas pelo MEC e validadas pela Secretaria de Educação, garantindo que todas estejam conectadas à internet de alta velocidade para uso pedagógico.

?? Serão destinados R$ 72.050,00, divididos entre as 26 escolas contempladas, com o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade nas escolas públicas e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

?? O programa se baseia em quatro dimensões: Visão, Formação, Recursos Educacionais Digitais e Infraestrutura. Na dimensão de Infraestrutura, o apoio do MEC contempla a contratação de conexão à internet nas escolas públicas de Educação Básica. Os recursos podem ser utilizados para a contratação de serviços de conexão à internet e/ou aquisição de equipamentos para a distribuição de sinal nas escolas.

? A educação em Irauçuba está evoluindo, preparando nossos alunos para um futuro cada vez mais conectado e tecnológico!

#Educação 25/07/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONVITE ESPECIAL

CEI DO DISTRITO DE JUÁ SERA INAUGURADO ????

É com muita alegria que o Governo Municipal de Irauçuba, em nome de sua Prefeita Patrícia Barreto, tem a honra de convidá-lo para a GRANDE INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ALCINÉA, o primeiro CEI do distrito de Juá.

Uma grande conquista para nossas crianças e que merece ser bastante celebrada por todos nós.

Venha fazer parte deste momento histórico!

??? 28 de Julho (Sexta-feira)

? 19h00

?? Rua José Fernandes do Rêgo (Juá)

Contamos com a sua presença!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 06/07/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IRAUÇUBA ATINGE META DO PROGRAMA BUSCA ATIVA ESCOLAR

O Município de Irauçuba atingiu a meta de rematrículas da busca ativa escolar. Este resultado é fruto do trabalho realizado pela equipe Municipal, que demonstra dedicação de profissionais ao enfrentamento da exclusão escolar.

Isso tudo garante que todas as crianças e jovens do município estejam matriculados e frequentando regularmente as escolas ponto final nosso compromisso com a educação e o direito à aprendizagem é sempre prioridade.

A busca ativa escolar é um processo contínuo para assegurar o direito à educação para cada menina e menino.

Parabenizamos a toda a equipe envolvida nessa importante meta.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 23/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IRAUÇUBA GANHARÁ MAIS UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COM CAPACIDADE PARA ATÉ 200 CRIANÇAS

A Prefeita Patrícia Barreto participou na última quarta-feira (21), de ato de lançamento do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), no Palácio da Abolição. O Programa é 80% financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida do Governo do Ceará. No Estado, a execução é feita pela Secretaria da Proteção Social (SPS).

O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, com a participação da secretária da Proteção Social, Onélia Santana. Na oportunidade o Governador anunciou 101 obras que contemplarão 82 municípios cearenses, e IRAUÇUBA é um dos contemplados.

Ganharemos mais um Centro de Educação Infantil com capacidade de atendimento de até 200 crianças.

A Prefeita Patrícia Barreto celebrou a conquista: "Isto é muito bom, muitas são as crianças que precisam dispor de acesso à educação, hoje temos cinco CEI's na Sede, no próximo mês inauguraremos um no Juá, Missi tem um CEI. Agora teremos mais um ampliando nossa oferta de educação infantil. Agradeço ao Governo do Estado e compartilho minha alegria com todos os irauçubenses."

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREEENDEDORA

#Educação 22/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SPAECE 2022 - EDUCAÇÃO DE IRAUÇUBA É NOTA 10

Nosso Município alcançou a proficiência desejável no 2º ano e a Escola Gil Bastos conquistou a premiação de Escola Nota 10. Conquistamos também o nível adequado com o alcance de uma premiação inédita para o 9º ano, onde a Escola Lucas Ferreira tornou-se a 1º escola de Irauçuba a conquistar o título de Escola Nota 10 nesta modalidade, uma das mais difíceis de alcançar.

Para se ter ideia da grandiosidade da conquista, apenas 64 Municípios dentre os 184 do Ceará tiveram Escolas Nota 10 premiadas no 2º ano, e foram somente 150 Escolas. Apenas 27 Municípios do Estado tiveram Escolas Nota 10 premiadas no 9º ano, sendo somente em 57 escolas.

Destacamos a premiação, enfatizando que após dois anos de pandemia, conseguimos recuperar a aprendizagem na alfabetização dos nossos alunos que haviam saído do Infantil V presencial diretamente para o 2º ano, desafiando toda a rede municipal a dar as mãos e a trabalhar diariamente em busca da recuperação da aprendizagem significativa.

Este é um resultado de excelência de um trabalho de muitas mãos, construído dia após dia, luta após luta e incentivo após incentivo dentro de todo um contexto escolar de muitos desafios, mas também de muitas vitórias.

COMEMORAR OS BONS RESULTADOS ????

A Prefeita Patrícia Barreto também celebrou a conquista em suas redes sociais, parabenizou os núcleos gestores das escolas premiadas e toda a comunidade escolar envolvida e destacou o que tudo isso significa: "Pra mim significa muita coisa! Nosso município brilhando em uma área tão importante de política pública: EDUCAÇÃO! Alegria de ver o progresso de nossa gente! Consciência de que há muito o que fazer, mas que estamos trilhando caminhos de vitórias!".

#SomosNota10

#IrauçubaNota10

#Spaece2022

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 22/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SEDUC PROMOVE EVENTO EM RECONHECIMENTO AOS ALUNOS DESTAQUE NOS JOGOS ESCOLARES 2023

A Secretaria da Educação de Irauçuba promoveu na tarde de terça-feira, dia 20, um evento em reconhecimento ao bom desempenho dos estudantes/atletas irauçubenses que foram destaque nos Jogos Escolares nas etapas: Municipal Regional e Macrorregional.

Os estudantes das escolas Lucas Ferreira, Paulo Bastos, e Diretora Dilma Bastos (Grupão) foram homenageados com certificado pelo excelente desempenho.

Os diretores das escolas, professores, treinadores, equipe da SEDUC, secretárias municipais, presidente da Liga Desportiva, Diretor de Esporte do Município e pais de alunos participaram do momento.

Os nossos queridos atletas agora seguem para a etapa estadual, aproveitamos para desejar excelentes resultados a todos!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 31/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL ASSINARÁ TERMO DE PARCERIA COM PRF PARA PROJETO “EDUCAR PRF”

GOVERNO MUNICIPAL ASSINARÁ TERMO DE PARCERIA COM PRF PARA PROJETO "EDUCAR PRF"

Nesta quinta-feira, dia 1º de junho, será lançado oficialmente o Projeto "Educar PRF" em Irauçuba, na oportunidade os órgãos assinarão Termo de parceria.

O Projeto será executado nas escolas com foco na promoção de discussões sistematizadas sobre a temática do trânsito. Irauçuba está passando por um processo de Municipalização do trânsito e o lançamento deste Projeto representa o zelo para com os futuros condutores.

O evento acontecerá nesta quinta-feira (1º), às 14h00 no Auditório da Secretaria da Educação.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 31/05/2023 SECRETARIA DA JUVENTUDE, CULTURA, ESPORTE E LAZER LANÇADA 2ª EDIÇÃO DO PROJETO ESPORTE EM 3 TEMPOS

A Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUV), realizou no final da tarde de terça-feira (30), um evento especial com a participação de crianças, pais de alunos e autoridades, foi assim o lançamento da 2ª edição do Esporte em 3 Tempos em Irauçuba.

O Projeto é de iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Município. Aqui em Irauçuba 100 crianças são contempladas com atividades esportivas realizadas na Areninha Francisco Vidal Ramos. Por ocasião do lançamento da 2ª edição as crianças foram contempladas com kit contendo bolsa, chuteira e blusa.

Representando o Governo do Estado esteve presente o Coordenador Regional do Esporte em 3 Tempos, responsável por 12 Municípios do Litoral Oeste, Professor João Ribeiro.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 24/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL ESTÁ PROMOVENDO CURSO DE ASSESSORIA NO SERVIÇO PÚBLICO

Na última segunda-feira, dia 22, foi iniciada turma do Curso de Assessoria no Serviço Público, que está acontecendo no auditório da Secretaria da Educação.

Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Irauçuba, através do Centro de Formação e Educação de Jovens e Adultos - CEFEJA. O curso tem como público-alvo assessores, servidores públicos, bolsistas e estagiários do Município de Irauçuba, que atuam nas secretarias municipais.

O curso "Assessoria no serviço público" vem contribuir e agregar conhecimento sobre gestão pública e otimizar o atendimento à população com resultados eficientes e eficazes de políticas públicas desenvolvidas. Com foco no desenvolvimento de habilidades e atitudes de profissionais que já atuam nas secretarias municipais, bem como, fomentar a habilidade de leitura e escrita dos participantes.

A carga-horária é de 60h/aula, previsão de finalização em 15 de junho. Os instrutores responsáveis são Luiz Carlos Lopes Martins, Zelândia Sousa Silva, Raquel Mota e Raquel Braga.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 11/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VEM AÍ OS JOGOS ESCOLARES ETAPA MUNICIPAL EM IRAUÇUBA!

É neste sábado, dia 13 de maio, a partir das 8h, no Poliesportivo Padre Pascoal.

Venha torcer pelos jovens atletas da cidade que jogarão em diversas modalidades esportivas.

Uma ação de incentivo ao esporte e à educação na competição saudável entre as escolas.

Junte-se a nós neste grande evento e faça parte deste momento de emoção e alegria!

???13/05 - sábado

?8h00

?? Ginásio Poliesportivo Pé. Pascoal Rios Osterne

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 27/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO LANÇADO PROGRAMA JEPP (JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS) - EDIÇÃO 2023

Nesta tarde de quarta-feira (26/04) a Secretaria da Educação realizou evento de lançamento do Programa JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos - 2023.

O Programa é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida além de incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O Programa é uma parceria com o SEBRAE. Estiveram presentes, além das autoridades Municipais, a Técnica do SEBRAE escritório Regional Norte, Mariana Linhares Cavalcante e a Consultora do SEBRAE, Mona Waleska.

Em Irauçuba, o Programa é coordenado pelo Professor Luiz Carlos Lopes Martins e executado em 11 escolas.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 27/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL REALIZA FORMAÇÃO PARA CUIDADORES

O Município de Irauçuba desenvolve, através da Secretaria da Educação, o Programa de Formação para Profissionais de Apoio Especializado (Cuidadores). Na última terça-feira (25), foi realizada formação, conduzida pelo Centro de Apoio Pedagógico e Educação Complementar de Irauçuba - CAPECI, tendo como facilitadores Antônio José Mota (Superintende do AEE e da Educação Inclusiva) e Danielle Firmino (Gerente de Atendimento Especializado Psicossocial).

Neste I Encontro foram discutidas importantes temáticas como: marcos legais da educação inclusiva, conceitos de deficiência, dentre outras pertinentes ao desenvolvimento dos alunos.

As formações visam transferir competências aos profissionais, como capacidades para mobilizar aptidões, conhecimentos e atitudes, buscando contribuir para o desenvolvimento de habilidades institucionais com foco na excelência do exercício da função.

Atualmente o Município possui 115 cuidadores, que trabalham junto aos alunos da Rede Municipal de Educação que apresentam algum tipo de deficiência, seja física, sensorial, intelectual e/ou transtorno específico. Estes profissionais possuem um papel fundamental no Processo de Inclusão do estudante.

Os encontros de formação acontecerão a cada bimestre, ao término do ano, os cuidadores receberão certificado de 80horas aula.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 24/04/2023 SECRETARIA DA JUVENTUDE, CULTURA, ESPORTE E LAZER INAUGURADA COBERTA DA QUADRA ESPORTIVA BEATRIZ PONTO DE MESQUISTA

A Comunidade de Saco do Juazeiro e adjacências têm motivos de sobra para se alegrarem, pois foi feita a entrega de mais uma grande obra.

A coberta da quadra inaugurada nesta sexta-feira (21), foi uma solicitação dos moradores da localidade por ocasião da inauguração da quadra em setembro de 2021. O espaço poderá ser usado tanto pela comunidade escolar quanto pelos moradores em geral.

Atualmente, Irauçuba possui quadras cobertas em todos os bairros da sede, distritos e em algumas localidades.

Já virou marca da Administração entregar um benefício e autorizar vários outros. Em Saco do Juazeiro não foi diferente. A Prefeita Patrícia anunciou mais 4 benefícios:

??Ampliação do posto de saúde contemplando sala de atendimento médico, odontológico, enfermagem, banheiro, copa e sala de espera;

??Realização da Festa das Crianças 2023 na propria localidade;

?? Ajuda financeira no valor de 1mil reais para o Time Maracanã Master para custear despesas da próxima competição;

??Doação de material para dar prosseguimento às obras de construção da Sede da Associação Comunitária dos moradores da Fazenda Pacheco. (Todos os itens pedidos serão recebidos: 25 sacos de cimento, 2 portas, 3 janelas, 2 forras para portas e 3 forras para janela).

Os benefícios acima foram todos solicitações das associações locais.

Com o evento desta noite significa dizer que a Administração chega também às comunidades rurais se diferenciando no zelo em proporcionar lazer e cumprindo o papel de levar mais dignidade às pessoas.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 03/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO É HOJE!

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE IRAUÇUBA ??????????

O Governo Municipal de Irauçuba, através da Secretaria da Educação, realizará nesta segunda-feira (03), o I Seminário de Educação especial que abordará o tema: "Caminhos para a inclusão da pessoa com deficiência".

O momento tem grande significado, pois, além de ser uma política pública assegurada por lei, também é a oportunidade de agregar conhecimento sobre a área e os participantes poderão debater sobre tópicos importantes.

?? Na oportunidade a Prefeita Patrícia Barreto fará importantes anúncios! ??

O evento é aberto ao público em geral e em especial, a você que é cuidador, professor de Atendimento de Educação Especial (AEE), gestor de escola, vereador, participa do conselho de educação ou conselheiro tutelar.

??? HOJE, 03/04

? 13h30

?? Centro de Convivência da Pessoa Idosa

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 31/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VEM AÍ O I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE IRAUÇUBA

O Governo Municipal, através da Secretaria da Educação, tem a alegria de convidar a todos para o I Seminário de Educação especial que abordará o tema: "Caminhos para a inclusão da pessoa com deficiência".

O momento tem grande significado, pois, além de ser uma política pública assegurada por lei, também é a oportunidade de agregar conhecimento sobre a área e os participantes poderão debater sobre tópicos importantes.

Na oportunidade a Prefeita Patrícia Barreto fará importantes anúncios! ??

O evento é aberto ao público em geral e em especial, a você que é cuidador, professor de Atendimento de Educação Especial (AEE), gestor de escola, vereador, participa do conselho de educação ou conselheiro tutelar.

??? Segunda-feira 03/04

? 13h30

?? Centro de Convivência da Pessoa Idosa

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 29/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONFIRA NA ÍNTEGRA EM QUE CONSISTE O PROJETO INFÂNCIA ATIVA

O Governo Municipal inova com mais um Projeto voltado para o bem-estar de nossas crianças. É o Projeto Infância Ativa que visa ofertar educação física para as crianças de 3 a 5 anos de idade. Ao todo 987 crianças serão beneficiadas com a iniciativa.

O evento de lançamento ocorreu nesta tarde de terça-feira (28) na quadra José Ari Ramos (CREII). O Projeto na íntegra você pode conferir em nosso site oficial ou através do link disponibilizado abaixo:

https://iraucuba.ce.gov.br/.../COMUNICADO_12_2023_0000001...

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 29/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITA PATRÍCIA BARRETO LANÇA PROJETO INFÂNCIA ATIVA

No mês em que se comemora o dia da infância (21 de março), o Governo Municipal realizou inúmeras ações voltadas para este público tão especial. Foram entregues fardamentos, foi inaugurada a nova sede do Centro de Atendimento Infantil Neuropsicomotor e nesta tarde de terça-feira (28), mais uma importante ação voltada para o bem-estar das crianças foi realizada.

A Prefeita Patrícia Barreto lançou o Projeto INFÂNCIA ATIVA. O evento contou com a participação de crianças de todos os Centros de Educação Infantil de nosso Município e foi realizado na Quadra José Ari Ramos (CREII).

O Projeto tem o objetivo de promover atividades lúdicas que proporcionem movimentos diversos adequados às faixas etárias, além de levar as crianças a conhecerem as áreas rurais e riquezas naturais do Município; promover atividades físicas com o objetivo de prevenir enfermidades como obesidade, diabetes, altos níveis de colesterol, entre outros. Além disso, também é foco experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

O Governo Municipal contratará 8 profissionais da área de educação física e mais 8 auxiliares para trabalharem exclusivamente na boa execução do Projeto.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 27/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITA PATRÍCIA BARRETO LANÇARÁ O PROJETO “INFÂNCIA ATIVA” NESTA TERÇA-FEIRA (28)

Ao perceber que a educação infantil é a base do desenvolvimento da aprendizagem das crianças de forma integral, o Governo Municipal inova ao inserir EDUCAÇÃO FÍSICA nos Centros de Educação Infantil e escolas do nosso Município. Serão contempladas crianças das turmas de infantil III, IV e V dos CEI's e das Escolas Júlio Pinheiro Bastos (Coité), Manoel Coelho da Cruz (Campinas) e Ielda Teixeira Fernandes (Juá).

Tudo isso como um conjunto de ações pedagógicas que ajudem no desenvolvimento infantil, tendo enfoque lúdico sem perder a sua importância pedagógica.

O evento de lançamento do Projeto "Infância Ativa" acontecerá nesta terça-feira, dia 28 de março, às 15h00 na Quadra José Ari Ramos (CREII).

Participe!!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 24/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL REALIZA ENTREGA DE FARDAMENTOS PARA ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA SEDE

O cronograma de entrega de fardamentos para os estudantes da rede municipal de ensino foi finalizado com grande evento para os estudantes da Sede do Município. Após a comitiva do Governo Municipal, através da Secretaria da Educação, ter passado por todas as ADL's, beneficiando assim os alunos da zona rural, chegou a vez dos estudantes da sede também receberem.

Realizado na Quadra Esportiva José Ari Ramos, na tarde de quarta-feira (22), o evento teve a participação de estudantes, professores, gestores, mães de alunos e também autoridades municipais.

A ação de entrega de fardamentos em nosso Município é uma iniciativa que beneficia de forma muito positiva tanto os estudantes, que fazem uso do fardamento, quanto às famílias, que não precisam comprometer a renda familiar para adquirir fardamentos ou materiais escolares.

Todos os estudantes novatos do ensino infantil receberam além da fardinha, seu kit com sandália, mochila , livros didáticos, paradidáticos, agenda e caderno de atividades, um material lúdico que estimula cada vez mais a criança a aprender.

Confira imagens do evento.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 21/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGUE TODOS OS FARDAMENTOS DE ESTUDANTES DAS ZONAS RURAIS DE IRAUÇUBA

Nesta segunda-feira (20/03), a comitiva da Administração Municipal esteve no distrito de Missí realizando as entregas de fardamentos para os alunos da ADL Missí.

A ação contemplou estudantes das seguintes escolas:

- CEI Adelite Teixeira Azevedo

- Escola Francisco Araújo Chaves

- Escola Walmar de Andrade Braga

- Escola Josefa Ceci Tabosa Braga

- Escola Júlio César de Azevedo

- Escola Josefa Clotilde

Além do clima frio que deixou a tarde mais agradável ainda, as mães se alegraram com a entrega.

Ao todo, 884 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Irauçuba, da ADL Missí, foram contemplados.

Nesta terça-feira (21/03), será a vez dos estudantes da Sede do Município, às 15h, no CREII, também se alegrarem com a iniciativa do Governo Municipal.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 20/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ALUNOS DA ADL CAMPINAS RECEBEM FARDAMENTO ESCOLAR

Nesta semana, o Governo Municipal deu prosseguimento às entregas de fardamento aos alunos de rede municipal de ensino.

Na terça-feira (14/03), a ADL Campinas recebeu a comitiva da Administração Municipal para o momento festivo.

A distribuição de fardamentos gratuitos é uma medida importante para garantir a igualdade de oportunidades para os estudantes. A partir dessa iniciativa, alunos de diferentes classes sociais podem frequentar a escola com uniformes padronizados, evitando a discriminação e o constrangimento em relação ao vestuário.

Além disso, com a distribuição de fardamentos os alunos sentem-se parte de um grupo e passam a identificar-se mais com a instituição de ensino, o que pode refletir positivamente no rendimento escolar.

A medida reduz também os custos das famílias com o vestuário escolar, principalmente para aquelas com maior vulnerabilidade socioeconômica.

Está é uma política pública que objetiva a promoção da igualdade social e o fortalecimento da educação pública de qualidade.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 14/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ALUNOS DA ADL COITÉ RECEBEM FARDAMENTO

Nesta segunda-feira (13/03), os estudantes que residem na ADL Coité foram os contemplados com a entrega de fardamentos.

O evento foi realizado na quadra da Escola Júlio Pinheiro Bastos, contou a presença da comunidade, estudantes e autoridades municipais.

Somente nesta tarde foram entregues mais de 200 fardamentos. Até o final desta semana todos os 4662 alunos da rede municipal de ensino serão contemplados.

Vale destacar que, para os nossos alunos novatos da educação infantil, além da farda eles também ganham mochila, sandália, livro didático, paradidático, agenda e caderno de atividades, portanto, já iniciam a vida escolar muito bem amparados pela Administração Municipal.

Confira as imagens da entrega realizada nesta segunda-feira.

ADMINSTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 13/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICÍPIO INVESTE EM FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES

Na quinta-feira (09/03), os gestores escolares participaram de formação com a Assessoria Tendência Edutec, realizado no auditório da Secretaria da Educação.

O tema do encontro foi "Humanização e acolhimento no serviço público", ministrado pelo professor Dyego Feitosa.

Para que as instituições funcionem de forma eficiente, adotar a humanização no setor público é fundamental.

Para que possamos ter uma educação de qualidade precisamos proporcionar a todos os envolvidos, um ambiente acolhedor que preze pela inteligência emocional.

Os gestores que participaram no encontro tem a importante missão de serem multiplicadores do aprendizado em suas equipes.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 13/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 4662 ESTUDANTES SERÃO CONTEMPLADOS COM FARDAMENTO

Com alegria o Governo Municipal de Irauçuba iniciou nesta sexta-feira (10/03), a entrega de fardamento escolar para todos os estudantes da rede Municipal de Ensino.

Ao todo 4662 estudantes serão beneficiados com a iniciativa, sendo 1250 alunos do Ensino Infantil e 3.412 do fundamental.

Os alunos do 1° ao 9° ano estão sendo contemplados com o fardamento e os alunos novatos da educação infantil estão recebendo mochila, sandália, livros didáticos e paradidáticos, agenda e caderno de atividades.

As entregas iniciaram pela ADL Juá e terá prosseguimento durante toda a próxima semana conforme cronograma divulgado, contemplando todos os estudantes de Irauçuba.

O Governo Municipal pensa, especialmente, nas muitas famílias que não dispõem de condições financeiras adequadas para arcar com as despesas dos estudantes sem comprometer o orçamento da família. Além disso a ação promove igualdade oportunizando que todos os alunos estejam no ambiente escolar com o devido fardamento.

Confira imagens da entrega realizada na ADL Juá que abrange as Escolas Francisco Pacheco (Passarinho), Sagrado Coração de Jesus (Santos Reis), Antônio Vidal (Mandacarú), Pedro Rufino (Carnaubinha), Ielda Teixeira (Juá) e Miguel Fernandes (Juá).

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 13/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL INICIA ENTREGA DE FARDAMENTOS, MOCHILAS E SANDÁLIAS

Nesta sexta-feira (10/03), o Governo Municipal iniciará mais uma grande ação voltada para o bem-estar dos nossos estudantes.

A doação de fardas cria um senso de igualdade dentro do ambiente escolar, além de ajudar às famílias na economia de recursos.

As entregas serão realizadas por ADL. Todos os alunos da rede municipal de ensino receberão fardamento e todos os alunos da educação infantil mochila e sandália.

A programação completa das entregas pode ser conferida no card!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 13/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IRAUÇUBA É O ÚNICO MUNICÍPIO DO CEARÁ SELECIONADO PARA SER CONTEMPLADO COM PROJETO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Foram selecionados apenas 10 municípios do Brasil, sendo somente 3 do Nordeste e 1 do Ceará, para a nossa alegria Irauçuba está nesta lista como o único do Estado.

A seleção se deu através de Edital do Instituto Rodrigo Mendes, que em parceria com o Movimento Bem Maior, com financiamento do BNDES, desenvolverá em cooperação com os municípios selecionados um grande projeto denominado de "Alavancas para a Educação Inclusiva de qualidade".

O processo seletivo considerou vários aspectos, dentre eles a estrutura e desempenho da política de Educação Especial no município, portanto, a existência e

as ações coordenadas pelo CAPECI contaram muito no processo de seleção.

Nesta semana, os professores indicados pelo município para estarem à frente do projeto, Professora Melila Ramos e Professor Antônio Mota (Toinho), participaram de capacitação nos dias 7 e 8 no Estado de São Paulo, com todos os custos de passagens, hospedagem e alimentação pagos pelo Instituto gestor do projeto.

Serão ações muito positivas para melhorar esta política pública no nosso município. Ser selecionado dentre tão poucos municípios no Brasil merece nossos aplausos. IRAUÇUBA em destaque!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 27/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITA PATRÍCIA BARRETO ASSINA PROJETO DE LEI REAJUSTANDO SALÁRIO DOS PROFESSORES ACIMA DO PISO

A Prefeita Patrícia Barreto assinou nesta sexta-feira (24), Projeto de Lei que será enviado à Câmara Municipal em que reajusta o salário de todos os professores acima do piso Salarial.

A gestora divulgou em suas redes sociais e destacou: "Aumento de 15% para Professor Classe I nível I, sendo que o aumento foi também reajustado para todas as outras classes conforme Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do magistério."

A gestora também fez questão de esclarecer: "O aumento estabelecido para o piso nacional foi de 14,95 %, correspondendo a uma remuneração base de R$ 2.210,28 para a carga-horária de 100h/aula. Registre-se por exemplo, que 57,54% dos professores do município estão na classe III, estes são os pós-graduados, e estes, em nosso município, passarão a receber remuneração de R$ 2.847,96, ou seja, 28,85 % acima do valor base do piso nacional."

O reajuste é retroativo a janeiro de 2023.

Com esta informação é importante destacar que o Município de Irauçuba remunerará, a partir deste projeto, todos os seus Professores, acima do Piso nacional.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 15/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO OPORTUNIDADE

SELEÇÃO PARA DIRETOR ESCOLAR

(Ensino Infantil, ensino fundamental e EJA)

O Governo Municipal de Irauçuba, através da Secretaria de Administração reforça a informação sobre Processo de Seleção Técnica através do Edital Nº 11, de 10 de fevereiro de 2023, para constituição de banco de GESTORES ESCOLARES e indicação para o cargo de provimento em comissão para as funções de Diretor Escolar e Coordenador Pedagógico das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Irauçuba.

As inscrições acontecem de 13 à 15 de fevereiro de 2023, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 17h, no Centro Administrativo, situado na Walmar Braga, Nº 1.299, Centro - Irauçuba/CE.

O Edital completo pode ser acessado em nosso site oficial ou diretamente através do link abaixo:

https://www.iraucuba.ce.gov.br/.../EDITAL_011_2023...

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNE E EMPREENDEDORA

#Educação 15/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SELEÇÃO PARA COORDENADOR ESCOLAR (Ensino Infantil, Ensino Fundamental e EJA)

O Governo Municipal de Irauçuba, através da Secretaria de Administração reforça a informação sobre Processo de Seleção Técnica através do Edital Nº 11, de 10 de fevereiro de 2023, para constituição de banco de GESTORES ESCOLARES e indicação para o cargo de provimento em comissão para as funções de Diretor Escolar e Coordenador Pedagógico das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Irauçuba.

As inscrições acontecem de 13 à 15 de fevereiro de 2023, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 17h, no Centro Administrativo, situado na Walmar Braga, Nº 1.299, Centro - Irauçuba/CE.

O Edital completo pode ser acessado em nosso site oficial ou diretamente através do link abaixo:

https://www.iraucuba.ce.gov.br/.../EDITAL_011_2023...

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNE E EMPREENDEDORA

#Educação 15/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SELEÇÃO PARA DIRETOR DE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
#Educação 15/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SELEÇÃO PARA COORDENADOR DE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL (Linguagens e códigos)
#Educação 15/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SELEÇÃO PARA COORDENADOR DE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL (Ciências exatas)
#Educação 15/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SELEÇÃO PARA COORDENADOR DE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL (Ciências Humanas)

O Governo Municipal de Irauçuba, através da Secretaria de Administração reforça a informação sobre Processo de Seleção Técnica através do Edital Nº 11, de 10 de fevereiro de 2023, para constituição de banco de GESTORES ESCOLARES e indicação para o cargo de provimento em comissão para as funções de Diretor Escolar e Coordenador Pedagógico das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Irauçuba.

As inscrições acontecem de 13 à 15 de fevereiro de 2023, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 17h, no Centro Administrativo, situado na Walmar Braga, Nº 1.299, Centro - Irauçuba/CE.

O Edital completo pode ser acessado em nosso site oficial ou diretamente através do link abaixo:

https://www.iraucuba.ce.gov.br/.../EDITAL_011_2023...

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNE E EMPREENDEDORA

#Educação 09/02/2023 GABINETE DO PREFEITO IRAUÇUBA CONQUISTA JUNTO AO GOVERNO DO ESTADO ESCOLA PROFISSIONALIZANTE

O Gabinete do Governador do Estado, Elmano de Freitas, confirmou nesta tarde de quarta-feira (08), a autorização de construção de Escola Profissionalizante em Tempo Integral em nosso Município.

A Administração Municipal providenciará terreno, enviará documentação necessária ao Estado, que conveniará com Ministério da Educação a construção do equipamento. A informação foi divulgada pela Prefeita Patrícia Barreto em suas redes sociais que celebrou a conquista:

"Todos sabem do movimento que vínhamos fazendo para conquistar uma Escola Profissionalizante em Tempo Integral para nosso município. Recebi agora, ligação do gabinete do Governador, informando-me que nosso pleito foi atendido, Governador autoriza Escola Profissionalizante em Tempo Integral para IRAUÇUBA... Tudo já acertado e confirmado! Viva IRAUÇUBA!"

A Prefeita Patrícia Barreto destacou em sua postagem agradecimentos importantes "ao Deputado Osmar Baquit, a Nonatinho, a todos os Vereadores, especialmente Professora Tanya Alves e Professor Valmir, ao Professor Manoel Filho, entusiasta da ideia desde que estava na gestão da Secretaria da Educação."

A luta pela escola profissionalizante teve início ainda no Governo de Camilo Santana, o pedido foi reforçado a ex-Governadora Izolda e depois ao atual Governador Elmano de Freitas que, em dois meses de gestão já concedeu aos irauçubenses tão valiosa conquista.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 24/01/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO INICIA JORNADA PEDAGÓGICA 2023

O Governo Municipal de Irauçuba, através da Secretaria da Educação está promovendo uma "super" jornada pedagógica para nossos gestores escolares e professores das escolas municipais. O objetivo é qualificar e motivar cada vez mais estes profissionais que desempenham tão importante função na construção de uma sociedade melhor.

Na abertura da jornada pedagógica 2023, realizada na segunda-feira (23) no Ginásio Poliesportivo Pe. Pascoal, aconteceu palestra com tema: "Fortalecimento da aprendizagem para a recomposição dos saberes: construindo uma educação que inspira", ministrada pelo ex-prefeito de Irauçuba, Nonatinho.

Durante o encontro foi realizado o lançamento do Projeto "Saber ler para aprender, compreender e escrever", além da entrega de certificados do ano letivo de 2022 e sorteio de prêmios para os presentes. A programação segue até o sábado (28/01), com palestras, formações e planejamentos pedagógicos.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 19/01/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 30 DE JANEIRO - VOLTA ÀS AULAS

A @seduciraucuba já se prepara para receber nossos alunos neste 2023 com muito mais alegria, disposição e vontade de contribuir cada vez mais na construção de uma educação de excelência!

Atenção papais, mamães, responsáveis e estudantes da rede municipal de ensino do nosso Município, voltamos às aulas dia 30/01. ????

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 12/01/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NOVOS DIRETORES E COORDENADORES ESCOLARES SÃO EMPOSSADOS

Nesta quarta-feira (11), a Prefeita Patrícia Barreto empossou novos diretores e coordenadores das escolas municipais. Os educadores passaram por processo seletivo embasado no inciso 1, artigo 14 da Lei Federal N° 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que regulamenta o novo FUNDEB, de que trata o art. 212 da Constituição Federal sobre o provimento do cargo ou da função de gestor escolar de acordo com critérios técnicos de mérito e desempenho.

A solenidade foi iniciada com palestra ministrada pelo Professor Márcio Melo que abordou o tema: "O desafio de ser gestor no contexto da política educacional atual".

Gestores, secretários, vereadores e familiares dos empossados estiveram presentes na solenidade, que também foi transmitida por live em nossa página oficial no Facebook.

"2023 será o melhor ano da educação em nosso município", foi com estas palavras que a Prefeita Patrícia Barreto destacou seu desejo para a nossa Educação. A gestora salientou ainda que enviará à Câmara Municipal próxima semana Projeto de Lei para concessão de reajuste salarial para gestores escolares.

Este ano a educação irauçubense adotou o tema "Educação que inspira", visando resultados ainda maiores e com grande impacto positivo.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 09/12/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INAUGURADA AMPLIAÇÃO DA ESCOLA JÚLIO CÉSAR DE AZEVEDO, DISTRITO DE MISSÍ

A Gestão Municipal cumprindo com a missão de trazer benefícios para a população, realizou na noite desta quinta-feira (08), a inauguração da ampliação da Escola Júlio César de Azevedo, no distrito de Missí.

A obra contemplou a padronização da fachada, ampliação de duas salas, refeitório e cantina, adaptação de ambiente para sala de uso do AEE (Atendimento Educacional Especializado), colocação de piso industrial nas salas e refeitório e abertura de novos pontos de ventilação.

O equipamento inaugurado representa a relação permanente da comunidade com a Administração, pois as ações realizadas são resultados das demandas vindas da população.

Diversas autoridades municipais participaram do evento que simboliza um grande investimento no futuro das crianças e da sociedade.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 21/10/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MAIS INVESTIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Inaugurado Parque Infantil da Escola Francisco Araújo Chaves!

O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (19), e contou com a presença de grande público.

O equipamento possui diversos brinquedos para fazer a alegria da criançada, piso emborrachado que ajuda a proteger nossos pequenos; O parquinho está localizado na área externa da Escola, o que o torna mais ventilado e além disso ainda possui uma coberta.

Um investimento como este significa muito mais do que proporcionar um ambiente para diversão, pois "o brincar" tem um papel fundamental no processo de aprendizagem das crianças, por meio dela desenvolve criatividade, autonomia, afetividade, aspectos emocionais, cognitivos, físicos e entre outros.

Portanto, é pensando em ofertar uma infância agradável construindo boas memórias que a Administração Municipal vem investindo em equipamentos lúdicos de diversão para nossas crianças.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 14/10/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL INICIA DOAÇÃO DE KITS PEDAGÓGICOS, SANDÁLIAS E MOCHILAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Uma semana iniciada com muita alegria para nossa criançada. A educação infantil de nosso Município mais uma vez é destaque, o Governo Municipal através da Secretaria da Educação iniciou hoje (10/10), a entrega de kits pedagógicos, sandálias e mochilas para estudantes do ensino infantil da rede municipal.

Os alunos da Escola Manoel Coelho da Cruz foram os primeiros contemplados, na oportunidade foi realizada também a entrega simbólica para os estudantes da Escola Pedro Barbosa de Azevedo da localidade de Fundões e da Escola João Ferreira da Silva da localidade de Barreiras, ambas representadas por seus respectivos coordenadores e estudantes.

A ação beneficiará todos os 1114 alunos da educação infantil de Irauçuba. No decorrer da semana a entrega será realizada também em Coite, Missí, Juá, Boa Vista do Caxitoré e Sede.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 14/10/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO DISTRITO DE JUÁ RECEBEM KITS PEDAGÓGICOS, SANDÁLIAS E MOCHILAS

Chegou a vez dos alunos da rede de ensino infantil do distrito de Juá e região serem contemplados com mais uma ação do Governo Municipal de Irauçuba.

Os estudantes das Escolas Antônio Vidal (Mandacarú), Pedro Rufino (Carnaubinha), Sagrado Coração de Jesus (Santos Reis), Francisco Pacheco (Passarinho) e Ielda Teixeira (Juá), receberam nesta terça-feira, dia 11, kits pedagógicos, sandálias e mochilas.

A ação continua durante toda a semana beneficiando todos os estudantes do ensino Infantil da sede, distritos e localidades.

Confira imagens das primeiras entregas realizadas nesta terça-feira (11).

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 14/10/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONFIRA IMAGENS DA ENTREGA DE KITS PEDAGÓGICOS, MOCHILAS E SANDÁLIAS NO DISTRITO DE COITÉ

O evento de entrega contou com a participação de autoridades, alunos, familiares dos alunos e representação da comunidade em uma tarde agradável e cheia de gratidão na terça-feira (11).

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 28/07/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 46 JOVENS DE IRAUÇUBA SÃO APROVADOS NO CEARÁ ATLETA - BOLSA ESPORTE

O Município de Irauçuba comemora mais uma conquista! 46 jovens irauçubenses foram aprovados no Ceará Atleta - Bolsa Esporte. O programa concede bolsas a crianças, jovens e adultos do Estado do Ceará, que estejam dentro dos requisitos definidos e necessitando de apoio financeiro para desenvolverem a iniciação e prática esportiva.

A Secretaria da Juventude , Cultura, Esporte e Lazer de Irauçuba (SEJUV) realizou uma força tarefa para auxiliar os atletas nas inscrições, através da Diretoria de Esportes. O Governo Municipal, que muito investe em políticas públicas esportivas, desde estrutura física a Projetos, através da SEJUV, se alegra em poder contribuir apoiando e dando suporte a estes jovens talentos. As bolsas terão validade máxima de dez meses, a partir da data de concessão.

O Programa é dividido em dois níveis:

Nível I - Para solicitar a bolsa, o atleta deve ser iniciante no esporte e participar de escolinhas de iniciação esportiva, desenvolvidas nas escolas ou projetos de sociais.

Nível II - Para atletas que já participaram de competições locais, como as Olimpíadas Escolares do Ceará ou qualquer evento promovido pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará e tendo sido colocado até o 10º lugar.

O principal objetivo é incentivar financeiramente e favorecer o desempenho esportivo dos atletas que estão abaixo da linha da pobreza.

Parabéns aos atletas irauçubenses!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 22/06/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA PARTICIPA DE CELEBRAÇÃO DOS 15 ANOS DE AÇÕES E RESULTADOS DO MAIS PAIC

Nesta terça-feira (21), o Prefeito interino de Irauçuba, Nego Barbosa a Secretária da Educação de Irauçuba e comitiva, estiveram em Fortaleza no evento de celebração dos 15 anos de ações e resultados do Mais PAIC - Programa de Aprendizagem na Idade Certa.

O Programa contribui de maneira significativa para a melhoria dos resultados da educação pública, servindo de referência a outros estados, através de uma parceria do estado com os municípios cearenses.

A Aprendizagem na Idade Certa começou em 2007 com a meta de alfabetizar todas as crianças cearenses até os 7 anos de idade. Com essa finalidade, o programa passou a oferecer formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar e material estruturado, entre outras iniciativas.

A solenidade contou com as presenças da governadora Izolda Cela e diversas outras autoridades estaduais.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 07/06/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISPONÍVEL EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS PARA RERFORÇO ESCOLAR DO PROGRAMA PACTO PELA APRENDIZAGEM

Está disponível o Edital Nº 14 de 03 de junho de 2022, referente a Seleção para bolsistas atuarem em reforço escolar no âmbito do Programa Pacto pela Aprendizagem no Município de Irauçuba.

Os interessados podem se inscrever do dia 06 ao dia 10 de junho, na Secretaria da Educação nos horários de 8h às 11h e de 14h às 17h.

A carga horária será de 20h/ semanais e a bolsa é no valor de R$812,00.

Mais informações no edital completo disponível no link abaixo:

https://www.iraucuba.ce.gov.br/.../EDITAL_014_2022...

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 27/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONHEÇA NA ÍNTEGRA O PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IRAUÇUBA

O Projeto faz parte das metas da Secretaria de Educação para o mês de junho, mas que já está sendo alcançada ainda neste mês de maio.

O material completo você pode acessar em https://iraucuba.ce.gov.br/.../COMUNICADO_001_2022...

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 23/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IRAUÇUBA DARÁ INICIO AO PROJETO AGENTE DE PROTEÇÃO ESTUDANTIL

Nesta quinta-feira, 19 de Maio, foi realizada a primeira reunião da Secretaria da Educação com os Bolsistas que farão parte do Projeto Agente de Proteção Estudantil.

O Projeto idealizado pela Prefeita Patrícia Barreto, deve atender aos alunos da educação infantil e fundamental I, acompanhando-os no transporte escolar, cuidando da segurança e melhorando ainda mais a qualidade do serviço de transporte do aluno irauçubense.

No encontro a Secretária da Educação e a Assessora Técnica e Pedagógica Rakel Braga acolheram e prepararam os bolsistas para a grande missão que estarão assumindo em nosso município a partir de hoje, segunda-feira 23 de maio.

Irauçuba 65 anos.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE FRATERNA E EMPREENDEDORA.

#Educação 20/04/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROMOVE I SEMINÁRIO EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA

Com a representação dos seguimentos de professores, gestores, alunos e associações comunitárias, foi realizado nesta terça-feira (19) o I Seminário Educação Contextualizada.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional defende que os professores utilizem elementos da contextualização e da realidade local em suas práticas de ensino. Contudo, os professores enfrentam dificuldades em adotar essa forma de ensino, pois é necessário que o educador consiga manter um diálogo com as demais áreas de aprendizagem para que o aluno possa relacionar a narrativa de um texto com as vivências cotidianas.

Para ajudar a sanar essa problemática e melhor desenvolver estratégias de contextualização que foi realizado o Seminário. O foco foi priorizar as questões da vida dos sujeitos, problemáticas e potencialidades do contexto local.

É um modelo educacional que defende um currículo escolar no qual o estudante se reconheça e procure compreender o seu próprio ambiente.

Confira imagens.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 14/02/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MANOEL BARBOSA MACIEL, NO DISTRITO DE MISSÍ, PASSARÁ A SER EM TEMPO INTEGRAL

O Vice-Prefeito de Irauçuba Nego Barbosa, a Secretária da Educação Alexsandra Braga e o Diretor da Escola Manoel Barbosa Maciel, Sr. Domingos Obergne, estiveram nesta sexta-feira (11), no Centro de Eventos em Fortaleza, onde participaram do evento de lançamento de novas escolas de tempo integral no Ceará.

O anuncio foi feito pelo Governador Camilo Santana, entre as 68 escolas que passarão funcionar na modalidade de Tempo Integral está a Escola Manoel Barbosa Maciel, no distrito de Missí.

Esse modelo aumenta o tempo de permanência do aluno na escola e amplia as oportunidades de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, além do protagonismo estudantil por meio de escolhas de componentes curriculares eletivos.

Em geral, as escolas em tempo integral oferecem cursos complementares, como música, ginástica, robótica, entre outros, para os estudantes que são matriculados com uma carga horária mais extensa.

Tudo isso significa um grande avanço para a Educação de Irauçuba e o Distrito de Missí.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 07/02/2022 GABINETE DO PREFEITO IRAUÇUBA SAI NA FRENTE PARA APROVAÇÃO DO PISO SALARIAL NACIONAL DOS PROFESSORES

A Prefeita Patrícia Barreto encaminhou à Câmara Municipal na sexta-feira (04/02), Projeto de Lei para reajuste salarial conforme definição pelo Governo Federal.

Aprovado por unanimidade o Projeto de Lei visa reajuste salarial dos Professores Municipais, atualizando o piso salarial dos Professores, cujo novo valor é de R$ 1.922,75 para quem tem Magistério de carga horária de 20h semanais.

Em Irauçuba atualmente somente 88 dos 425 professores estão nesta classe, a maioria progrediu na carreira, por conta do PCCS, e ganha acima desse valor.

Para quem tem pós-graduação e 20h em sala de aula, o salário será de, no mínimo, R$ 2.971,79, sendo R$ 2.476,49 de salário mais R$ 495,30 de regência de classe.

64% dos professores de Irauçuba com carga horária de 20h semanais vão receber R$ 2.971,79 de salário a partir da publicação da sanção da Lei Municipal que já foi aprovada na sessão de sexta-feira da câmara municipal.

Com esta medida, a Prefeita Patrícia Barreto reafirma o compromisso de valorização da Educação Municipal.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 02/02/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL ATRAVÉS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO OFERTA CURSOS PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO

A Prefeitura Municipal de Irauçuba e a Secretaria da Educação, através do Centro de Formação e Educação de Jovens e Adultos - CEFEJA, abre inscrições para o curso de Auxiliar administrativo.

O Auxiliar Administrativo apoia a administração de uma empresa seja ela pública ou privada em suas tarefas diárias. Esse profissional trabalha em empresas de diversos setores e segmentos, e dá suporte a diversos departamentos, como compras, logística, marketing, financeiro e outros. A função do Auxiliar Administrativo pode variar de acordo com o segmento da empresa.

O curso tem como objetivo de capacitar profissionais para o mercado de trabalho e auxiliar no processo de desenvolvimento de habilidades na área administrativa.

O curso terá uma Cara horária: de 60 H/A, Turma Manhã e vagas limitadas.

Público-alvo:

O curso é voltado para jovens, adultos, estudantes, profissionais que já atuam na área e interessados em adquirir novos conhecimentos.

Informações e inscrições:

CEFEJA

R: 7 de setembro, 550 - Centro

Data das inscrições: 02 a 08 de fevereiro de 2022

Horário: 8:00 as 12:00

Whatsapp: (88) 9 99468587

Prefeitura Municipal de Irauçuba

Secretaria da Educação

Centro de Formação e Educação de Jovens e Adultos - CEFEJA

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 01/02/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REINAUGURADA ESCOLA MIGUEL FERNANDES, NO DISTRITO DE JUÁ

A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Miguel Fernandes, localizada no distrito de Juá, recebeu, finalmente, a tão sonhada reforma.

Um dia especial e histórico, pois a última reforma realizada foi há 16 anos. É importante destacar que no dia 23 de setembro de 2021, a partir de esforços do Governo Municipal, a Prefeita Patrícia Barreto anunciou a resolução de pendências que impediam o Município de reformar a escola. A Miguel Fernandes passou a ser oficialmente cedida ao Município pelo Estado, o que possibilitou a Gestora a autorizar procedimentos para realização da reforma.

A Escola se destaca não somente na estrutura física, mas também nos resultados dos alunos e em sua história no distrito, que já marca algumas gerações de Irauçubenses e tornou o evento mais emocionante.

Prefeita, lideranças políticas e comunitárias e comunidade escolar abrilhantaram o evento.

Confira imagens.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 15/12/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REINAUGURADO O CEI TIA DIVA, NO GIL BASTOS

O Governo Municipal de Irauçuba reinaugurou Centro de Educação Infantil Tia Diva, nesta terça-feira (14).

O novo espaço do CEI Tia Diva, foi completamente restaurado, agora está mais lúdico, amplo e espaçoso proporcionando segurança e ambientes agradáveis para que nossas crianças aproveitem bem a fase da primeira infância.

Essa é mais uma ação do administração que mais investe em educação e que vem proporcionando diversas ações que elevem cada vez mais a qualidade do ensino público no Município de Irauçuba.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 11/11/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RESULTADOS DE EXCELÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO DE IRAUÇUBA!

Irauçuba participou no dia 30 de outubro, da 1ª Olimpíada de Matemática do Vale do Curu.

A Olimpíada acontece em duas fases e em dois níveis, sendo Nível I para alunos do 6º e 7º anos e Nível II para alunos de 8º e 9º anos.

Dos 22 Municípios participantes Irauçuba foi destaque!

No Nível I, dos 80 alunos classificados 41 são das escolas de Irauçuba, o que representa 51% dos participantes.

Já no Nível II, dos 62 alunos classificados, 36 são das Escolas de Irauçuba, o que significa dizer que 58% dos aprovados para a segunda fase no nível II são Irauçubenses.

"Esse esforço diário e contínuo é fruto de muito planejamento e quero dar os créditos aos professores César Fonteles e Alexsandra Braga, juntamente com todos os superintendentes, Diretores, coordenadores e professores de matemática da Rede, que tem buscado a melhoria da realidade ainda dura da matemática para o cotidiano de nossos alunos. Parabéns as escolas Lucas Ferreira, Josefa Clotilde Tabosa Braga, Marcelo Sanford, Manuel Coelho da Cruz, Miguel Fernandes e Paulo Bastos", ressaltou o Secretário da Educação de Irauçuba Manoel Mota.

Os alunos já se preparam para a segunda fase da Olimpíada, que ocorrerá dia 27 de outubro.

Secretaria da Educação de Irauçuba

Equidade e pertencimento porque aqui o Aluno é o Centro!

ADMINISTRAÇÃO IRAÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 08/11/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Implantação da Subestação elétrica na Escola Gil Bastos

O Governo Municipal de Irauçuba atendendo a importante demanda da Secretaria de Educação, deu início nessa quinta feira (4), a implantação da Subestação elétrica na Escola Gil Bastos. A implantação da Subestação se dá por conta das fortes quedas de energia dentro do perímetro da Escola e que, por conta disso, já se perderam muitos equipamentos.

Em ritmo acelerado e com muita responsabilidade, a Educação de nossa cidade equipa suas escolas e qualifica cada vez mais as ações voltadas para a qualidade de Ensino.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 03/11/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Alinhamentos sobre o Pacto pela Educação

O Secretário da Educação de Irauçuba, Manoel Mota e equipe Técnica da Secretaria receberam nesta manhã de terça-feira (26), o Coordenador Regional de Educação da CREDE 06, Daniel Costa, para alinhamentos sobre o Pacto pela Educação.

O Pacto foi idealizado pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Vice-Governadoria e pelo Programa Cientista Chefe. A elaboração do Pacto teve contribuição da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Ceará (Undime-CE) e dos secretários municipais de Educação e foi lançado em agosto/2021.

Um dos principais objetivos é fortalecer o regime de colaboração entre o Governo do Ceará e os 184 municípios para recuperar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental diante do contexto de pandemia da Covid-19.

"Quando todos os alunos estão na escola as oportunidades de aprendizagem são maiores, mas nesse tempo de pandemia em que cada aluno esteve em casa então as aprendizagens foram bem diferenciadas", destacou Daniel.

O Pacto disponibiliza recursos financeiros para que o Município planeje ações que possam fechar essas lacunas. O plano visa acelerar as ações pra que haja a recuperação dessas aprendizagens não vistas durante a pandemia.

ADMINISTRAÇÃO IRAÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 01/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICÍPIO JÁ ARTICULA MONITORES PARA OS NÚCLEOS DIGITAIS DE INFORMÁTICA (NDI)

Visando o melhor atendimento dos alunos dos Núcleos, o Governo Municipal, através da Secretaria da Educação, na pessoa do Professor Manoel Mota, assinou convênio com o Núcleo de Estágio da Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, de Itapajé.

A partir de agora os Núcleos Digitais de Informática da Sede de Irauçuba receberão os estudantes do curso Técnico em Informática da EEEP Adriano Nobre para o exercício do seu estágio que, em contrapartida, serão os monitores de nossos alunos dos nonos anos.

"Essa parceria firmada pela Diretora Silvandira Mesquita Sousa, tendo como coordenador das ações do estágio, o Professor Mosely Jober Melo com a Seduc de Irauçuba vem exatamente ao encontro do desejo de manter nossos alunos de Irauçuba que estudam na EEEP Adriano Nobre, estagiando em nossa cidade e nesse sentido ter nos núcleos, monitores qualificados para nossos alunos da rede municipal" frisou o Secretário Manoel Mota.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 31/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SEDUC DE IRAUÇUBA CELEBRA ENCERRAMENTO DO CURSO DE REDAÇÃO OFICIAL

Ontem 30/08 o Centro de Formação e Educação de Jovens e Adultos (CEFEJA) fez o encerramento e a entrega dos certificados do curso de redação oficial. Na oportunidade esteve a Diretora do CEFEJA Emanuela Herminia, o Coordenador responsável pelo curso Luiz Carlos e o instrutor. professor Gilvan Firmino.

A finalidade básica do curso é possibilitar a elaboração de comunicações e normativos oficiais claros e impessoais, pois o objetivo é transmitir a mensagem com eficácia, permitindo entendimento imediato. Dessa forma os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre como elaborar determinados documentos que são utilizados na administração pública e privada.

Os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita ao setor de protocolo da prefeitura para ver de perto os principais documentos elaborados por esta municipalidade, como também a turma elaborou um ofício sugerido a Prefeita Patrícia Barreto a criação do manual de redação oficial do município de Irauçuba para ser implantado em todas as repartições ligadas a Prefeitura.

O Secretário da Educação, Manoel Mota, parabeniza a todos que finalizaram o curso e que este possa auxiliar tanto no desenvolvimento pessoal como na vida profissional de cada um.

Secretaria da Educação de Irauçuba.

Equidade e Pertencimento, porque aqui, o Aluno é o Centro!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 30/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IRAUÇUBA FIRMA "PACTO PELA APRENDIZAGEM" COM GOVERNO DO ESTADO

Ontem, 26 de Agosto de 2021, mês em que se comemora os Estudantes e a Juventude, estiveram presentes em Sobral o vice-prefeito Sr. Francisco Evaristo (Nego Barbosa) e o Secretário da Educação de Irauçuba, Manoel Mota, para o lançamento da ação do Governo do Estado do Ceará em parceria com as Prefeituras através de suas Secretarias da Educação para firmar o PACTO PELA APRENDIZAGEM.

O Pacto pela Aprendizagem visa sanar a lacuna pedagógica de quase dois anos de pandemia. Tem como objetivo garantir equipamentos, plataformas de aprendizagem, utilização das plataformas Luz do saber, SisEdu, material didático, reorientação do novo currículo com um novo modelo de avaliação. Uma das funções do Pacto é preparar o professor para apoiar o aluno para prosperar nas ações pedagógicas do dia-a-dia das escolas, para isso teremos bolsas para este fim.

O investimento será de 130 milhões de reais abrangendo todas as escolas do estado. A utilização desse recurso se destina para Tempo Integral do aluno na escola (mais tempos juntos) com reforço no contra turno e aulas extras.

"Estamos felizes por entender que Irauçuba tem um lugar de destaque na Educação do nosso estado e é muito caro para nós declinar de resultados históricos que conseguimos ao longo de quase duas décadas. Nossa Cidade já tem seu PLANO ESPECIAL DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO, com aplicação de mais de três milhões e seiscentos mil reais, onde já compramos e entregamos tablets para os alunos com mais dificuldades de aprendizagem e com difícil acesso às tecnologias, kits infantis e material didático para os alunos da Educação infantil, kits multimídia com câmera, microfone, mesa digitalizadora e highlight e a ampliação de recursos para os cardápios da merenda escolar", destacou o Secretário da Educação de Irauçuba Manoel Mota.

O Governo do Estado entra nesse momento na parceria para realizar ações pedagógicas e estruturais que nossa cidade já avançou.

"Estamos contentes com mais essas ferramentas que irão ajudar muito no processo de retorno às aulas presenciais e na recuperação de nossos alunos dentro da lacuna pedagógica deixada pela pandemia", acrescentou o Secretário.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 23/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PROTAGONISMO JUVENIL E AUTORRESPONSABILIDADE

A Prefeitura Municipal de Irauçuba e a Secretaria da Educação, através do Centro de Formação e Educação de Jovens e Adultos - CEFEJA, abrem inscrições para o curso de Protagonismo Juvenil e Autorresponsabilidade.

Protagonismo Juvenil é o envolvimento do jovem em atividades que vão além do seu universo pessoal e familiar, gerando efeitos na vida em sociedade. E Autorresponsabilidade está associada à nossa capacidade de responsabilizarmos a nós mesmos por tudo aquilo que acontece em nossas vidas. Aquilo que é positivo ou negativo, e também o que nos influencia direta ou indiretamente.

Carga horária: 20 H/A

Horário: 9:00 as 12:00

Público-alvo:

Jovens com até 29 anos e estudantes, que estejam em busca de novos conhecimentos.

Informações e inscrições:

CEFEJA

R: 7 de Setembro, 550 - Centro

Data das inscrições: De 23 a 27 de agosto

Horário: 8:00 as 12:00

Secretaria Municipal da Educação

Centro de Formação e Educação de Jovens e Adultos - CEFEJA

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 20/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CURSO DE REDAÇÃO OFICIAL É INICIADO

Iniciou ontem 18/08 o curso de redação oficial, que é a maneira de redigir própria da administração pública e privada.

Sua finalidade básica é possibilitar a elaboração de comunicações e normativos oficiais claros e impessoais, pois o objetivo é transmitir a mensagem com eficácia, permitindo entendimento imediato. Dessa forma os participantes terão a oportunidade de aprender sobre como elaborar determinados documentos.

Mais uma iniciativa que visa capacitar Irauçubenses.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 11/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 11 DE AGOSTO | DIA DO ESTUDANTE

Educação, um direito fundamental de todos, constitui um processo único de aprendizagem associado às formações escolares, familiares e sociais.

Homenagem do Governo Municipal a todos os estudantes.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 11/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL REALIZA MAIOR AÇÃO DE INCLUSÃO DIGITAL DA HISTÓRIA DE IRAUÇUBA

A Administração Municipal através da Secretaria da Educação realizou na tarde de terça-feira (10), entrega de tablets, kits multimídia e kits pedagógicos. Os equipamentos foram adquiridos com o intuito de auxiliar os alunos durante as aulas remotas e também dar suporte às escolas nas gravações das aulas.

Esta é a maior ação de inclusão digital da história de Irauçuba. Foram adquiridos 26 kits multimídia, sendo 6 para o ensino infantil e 20 para o fundamental.

O kit multimídia possui 1 mesa digitalizadora, 1 microfone com montagem de choque (aranha), 1 câmera webcam logitech e 1 ring fill light. Ao todo, 527 tablets foram doados para os alunos do ensino fundamental e 910 kits pedagógicos para o ensino infantil.

"A minha maior preocupação é na lacuna pedagógica. Então precisamos utilizar todos os mecanismos para que ninguém perca mais um segundo de atividade", destacou o Secretário da Educação de Irauçuba Manoel Mota.

Reafirmando o compromisso com a educação de Irauçuba, na oportunidade a Prefeita Patrícia Barreto assinou a autorização para recuperação de todos os núcleos de informática das escolas municipais de Irauçuba e também uma determinação institucional para que as Secretaria da educação juntamente com a Secretaria de administração adote todas as providências para garantir que todos os alunos de 9 º ano possam ser contemplados com curso de informática até o encerramento do ano letivo.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 04/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Olimpíada Brasileira de Astronomia

É com extrema satisfação que a Secretaria da Educação de Irauçuba direciona a comunidade escolar e a todos os munícipes os resultados já deste ano da olimpíada Brasileira de Astronomia.

Essas 17 medalhas de ouro, 37 pratas e 38 bronzes são o resultado do empenho do Superintendente da área das ciências da natureza e matemática da Seduc-Irauçuba, César Fonteles, todos os núcleos gestores da rede, seus dedicados professores, aos nossos alunos e seus familiares.

Uma educação de qualidade se faz com planos claros de intervenção pedagógica, metas claras a se alcançar e muito trabalho.

Parabéns a todos !

Secretaria Municipal da Educação de Irauçuba, Equidade e Pertencimento, porque aqui o Aluno é o Centro!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 04/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESTUDANTES IRAUÇUBENSES SÃO CLASSIFICADOS PARA AS SELETIVAS INTERNACIONAIS DA OBA

Notícias que impulsionam nossos estudantes para o auge dos seus sonhos não param. Os alunos João Emanuel da Escola Josefa Clotilde (Missí) e André Wallace da Escola Paulo Bastos (Sede), por conta de seus desempenhos, foram classificados para as seletivas Internacionais da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Um feito inédito e merecedor de todos os aplausos, pois em meio aos entraves que a pandemia nos proporcionou, nossa Educação só cresce e nos dá orgulho. O Governo Municipal reforça cada vez mais seu compromisso com a educação e comunica que dará todo o suporte necessário para os nossos dois prodígios nesta nova experiência e já convidamos toda a cidade a também torcer por eles.

Secretaria Municipal da Educação de Irauçuba - Equidade e Pertencimento, porque aqui o Aluno é o Centro!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Educação 31/05/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria da Educação Municipal de Irauçuba

Como vocês orgulham nossa cidade!

Muito obrigado por essa semana magnífica de ações tão lindas!

PREFEITURA MUNICIPAL DE IRAUÇUBA

#Educação 31/05/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria da Educação Municipal de Irauçuba

Como vocês orgulham nossa cidade!

Muito obrigado por essa semana magnífica de ações tão lindas!

PREFEITURA MUNICIPAL DE IRAUÇUBA

#Educação 07/05/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Agente Comunitário de Educação

É de encher os olhos e aquecer o coração !

Os Agentes Comunitários da Educação tem ido (com toda segurança, testados, com máscara, fazendo uso do álcool gel e dos protocolos existentes), de casa em casa dos alunos com necessidades de apoio pedagógico e de reforço nas tarefas remotas. As crianças tem vibrado em poder resolver as tarefinhas além do Acolhimento que as aulas em casa tem gerado. O momento é de muito cuidado, estamos no meio de um momento de dor e perdas diárias, mas os que mais necessitam de atenção e acolhimento (justamente as crianças), tem multiplicado os sorrisos por se sentirem pertencentes novamente à Escola, lugar onde eles são o centro de tudo... muito obrigado a nossa Prefeita que incentivou cada milímetro dessa ação, a cada diretor que recebeu o programa de braços abertos, cada bolsista, as famílias e aos pequeninos que nos recebem com tanto amor.

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#Educação 20/04/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Posse ao grupo de Psicólogos e Assistentes Sociais que irão atuar na condução do Projeto Integralidade

Nesta segunda-feira (19), o Governo Municipal, através da Secretaria de Educação deram posse ao grupo de Psicólogos e Assistentes Sociais que irão atuar na condução do Projeto Integralidade, que compõe o Plano de Fortalecimento da Educação do nosso Município. Houve uma explanação do projeto pelo o nosso Ex-Prefeito Nonatinho, que com muita maestria levou aos profissionais a se aprofundar na essência do objetivo deste projeto.

Desejamos aos profissionais as nossas boas vindas!

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#Educação 13/04/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO BUSCA PARCERIAS PARA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM IRAUÇUBA

Secretário de Educação Manoel Mota, esteve visitando o Instituto Federal de Ciências e Tecnologia (IFCE) acompanhado da Assessora do Deputado Danilo Forte, Geraldina Lopes Braga e o Reitor do IFCE, Profº Wally Menezes , no intuito de começarmos a construir as ações que visam possibilitar a implantação de cursos profissionalizantes em Irauçuba, através do IFCE para beneficiar jovens do município. Na ocasião, visitaram o Instituto Iracema de Inovação & Pesquisa e conhecemos alguns projetos na área da tecnologia, que estão sendo desenvolvidos, dentre eles, robótica, criação de softwares, mídias digitais e outros.

Ficou acertada uma visita ao município, pela reitoria do IFCE e o Diretor do Instituto Iracema, para planejarem a iniciativa junto à nossa Prefeita Patrícia Barreto. Esta iniciativa é muito importante, e tudo dando certo, futuramente, trará muitos benefícios e abrirá oportunidades para a juventude de Irauçuba e cidades vizinhas, a busca dessas ações vem sendo desenvolvidas incansavelmente pelo nosso líder político Nonatinho.

A busca por dias melhores para a juventude de nossa cidade é o que nos move!

Secretaria Municipal da Educação, Equidade e Pertencimento, porque aqui, o Aluno é o Centro

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#Educação 05/04/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL APRESENTA PLANO ESPECIAL DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO

Na última quarta-feira (31/03), a Prefeita Municipal Patrícia Barreto, juntamente com o Secretário de Educação, Professor Manoel Mota, apresentaram o Plano Especial de Fortalecimento da Educação, que visa promover ações especiais de fortalecimento da política educacional neste período de crise.

O Plano é composto de 14 ações estratégicas, estas são:

1- Implantação da Ação Tutores do Saber;

2 - Implantação da Ação Agente Comunitário de Educação;

3 - Implantação do Projeto Plus Educacional;

4 - Aquisição de Kit de equipamentos tecnológicos para todas as Escolas. Afim de que disponham de estrutura para ficar a disposição de Professores, que porventura tenham dificuldades de produção de suas aulas em razão de falta de equipamentos;

5 - Disponibilidade de equipe de T.I para capacitações rápidas de Professores que precisem de apoio para melhor manuseio da tecnologia na produção e distribuição de atividades para os alunos;

6 - Doação de Tablets para alunos que não dispõem de equipamentos tecnológicos para acessarem aulas remotas e são comprovadamente vulneráveis socialmente;

7 - Doação de Chips com disponibilidade de crédito para acesso a internet suficiente para o acesso às aulas remotas, e pontos de internet onde for inviável o acesso à internet via Chip-Celular;

8 - Doação de Kit de Apoio Pedagógico para todas as crianças da Educação infantil;

9 - Implantação do Projeto "Selo de Qualidade na Educação", cuja premiação será concedida as Escolas que apresentarem a maior proficiência nas turmas de 2°, 5° e 9° ano neste ano de 2021;

10 - Aquisição de Livros Infantis com caderno de atividades para todas as crianças da rede municipal de ensino;

11 - Ampliar o investimento em merenda escolar, direta para os alunos em no mínimo 20% em relação a 2020;

12 - Implantação do Projeto Integralidade, garantindo condições de bem estar social, emocional e psicológico as crianças e adolescentes da rede municipal.

13 - Contratação de Consultoria Técnica para elaborar no planejamento e execução da atividade pedagógica a partir do retorno das aulas presenciais, visando uma ação forte de recuperação dos prejuízos de aprendizagem do aluno, ocasionados no processo educacional em meio a pandemia;

14 - Aquisição de Aparelhos Celulares com capacidade mínima de 64GB para todos os professores em atividade de docência no ensino remoto.

Totalizando um montante de R$ 3.679.269,90 (três milhões, seiscentos e setenta e nove mil, duzentos e sessenta e nove reais e noventa centavos) de investimentos na área da Educação do nosso município. Bem como foi dito em sua apresentação, este Plano propõe-se a fazer um grande investimento na Educação, e assim espera-se gerar satisfação e bem estar na comunidade irauçubense.

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora, Comprometida com o Desenvolvimento do nosso Município.

#Educação 03/02/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM FOCO

Nesta quarta-feira (03), O coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação- CREDE 6, Daniel Costa, realizou a entrega do material de apoio do projeto #EstudoEmCasa, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará para apoiar professores do ensino fundamental e educação infantil nas aulas remotas, para o município de Irauçuba.

Foram entregues exemplares da coletânea #EstudoemCasa, que contempla material de apoio à formação de professores da Educação Infantil e material com atividades para estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O Projeto #EstudoEmCasa conta também com vídeos, podcast, cadernos de atividades, cards, entre outros.

A Prefeita Patrícia Barreto e o Secretário de Educação Manoel Mota assinaram o Termo de Compromisso de Implementação do Programa de Aprendizagem Certa (MAISPAIC) e do Programa Mais Infância Ceará, além do Termo de Responsabilidade do Transporte Escolar por meio do qual o Estado do Ceará repassa recursos para que os municípios também realizem o transporte dos estudantes da rede pública estadual.

Irauçuba é destaque no trabalho dirigido a educação. Nosso foco é uma educação pública de qualidade com equidade e pertencimento, por que aqui, o Aluno é o Centro!!!

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#Educação 28/01/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER IRAUÇUBA DIALOGA

Na tarde desta quinta-feira (28), no Auditório da Secretaria de Educação de Irauçuba, o Secretário de Educação Manoel Mota Barreto Filho apresentou o primeiro Irauçuba Dialoga com o tema Educação, na ocasião o Professor apresentou o formato da Volta às Aulas e o Projeto dos Centros Nucleados de Educação.

Estiveram presentes nesse momento algumas representantividades, dentre elas, Vereadores, Conselheiros Tutelares, Pais de alunos, Diretores de escolas, Professores, Sindicato dos Professores, Conselhos escolares e a equipe de superintendentes do núcleo gestor da Secretaria de Educação.

Foram apresentadas algumas novidades, a Secretaria de Educação implantará os Centros Nucleados de Educação, que terão como base a reordenação das Ações Pedagógicas em torno da especificidade de cada etapa educacional, dividindo o ensino em escolas de Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.

A Secretaria de Educação terá um programa permanente de Capacitação de Gestores, a ESCOLA DE LÍDERES, a imperícia intenção é capacitar de forma continuada os gestores da rede municipal.

E por fim, o lançamento do Educador em Rede, que premiará professores com metodologias educacionais vistas como êxitosas no período da pandemia. A reinvenção das aulas em sistema remoto foi uma qualidade de vários professores e esta ação merece reconhecimento.

Parabéns pra todos os Educadores!

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#Educação 13/01/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER Secretaria de Educação - Enem 2021

Secretaria de Educação - Enem 2021

A Prefeitura de Irauçuba mantém seu compromisso com a Regional da Educação, Crede 06 e com todos os alunos do Ensino Médio em busca de dias melhores para todos.

As rotas, motoristas e horários sairão amanhã!

Aguardem!

#Educação 22/12/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER SECRETARIA DA EDUCAÇÃO RENOVA TODA A PARTE EXTERNA DA ESCOLA PAULO BASTOS E OUTROS SERVIÇOS NECESSÁRIOS

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO RENOVA TODA A PARTE EXTERNA DA ESCOLA PAULO BASTOS E OUTROS SERVIÇOS NECESSÁRIOS.

Prefeita Geraldina Chefe de Gabinete Geize Maia e Secretária Raquel Braga foram até a Escola Paulo Bastos, registrar os serviços feitos na escola. A parte da frente da Escola Paulo Bastos, mesmo tendo sido reformada há pouco mais de um ano, estava com aparência feia, rebocos caindo por conta do salitre, que é um grande problema desta região e precisando de outros reparos. Por isso, foi colocada cerâmica na parte externa, feito a pintura externa, trocado o portão da entrada, dividido um quarto para o armazenamento da merenda escolar, foi feito reparos em rachaduras de uma sala de aula e na cisterna.

Assim como na nossa casa, os prédios públicos devem ser feitos a manutenção pelo menos uma vez por ano, por serem muitas escolas, nem sempre isso é possível, não teve como fazer uma reforma geral no Paulo Bastos neste ano, pois tinham escolas que há mais tempo aguardavam suas reformas e a Secretaria teve que priorizar, mas os serviços realizados irão tornar o ambiente mais agradável pro público que dele usufrui, no caso, os alunos. Esta é a escola que possui mais alunos no município, ao todo são 644, merece e muito ser bem cuidada.

Agradecimentos ao Secretário Assírio Lotif, ao núcleo gestor, em nome do Diretor Valdenir Pinto, Coordenadoras Fátima e Elisandra, professores e demais funcionários da escola, pessoas muito dedicadas e comprometidas com o seu trabalho.

#EscolaPauloBastos #RenovacaoNaFachada #NossosAlunosMerecem

#InvestimentoNaEducacao #MelhoriasNasEscolas

#Educação 22/12/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER ENTREGA DA 25ª OBRA -REINAUGURAÇÃO DA ESCOLA JÚLIO PINHEIRO BASTOS, NO COITÉ

ENTREGA DA 25ª OBRA -REINAUGURAÇÃO DA ESCOLA JÚLIO PINHEIRO BASTOS, NO COITÉ

Prefeita Geraldina entrega a 25ª obra em sua gestão, foi a Reinauguração da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Júlio Pinheiro Bastos.

Foi realizada reforma total no prédio e também feitas as melhorias na quadra, retirando as pendencias que tinha junto ao FNDE. Esta escola precisava de uma reforma com urgência, a parte administrativa estava comprometida, podendo ocasionar acidente a qualquer momento, com muitas infiltrações e uma coluna prestes a cair, dentre outras necessidades, a última reforma que teve foi em 2009. O valor total da obra custou R$ 165.633,10.

Dentre as melhorias feitas podemos destacar: entrada de acesso com rampa (antes não tinha uma entrada adequada na escola), reforma do teto da parte administrativa, instalação de forro, substituição de portas, melhorias na iluminação, abertura de janela no almoxarifado, melhorias nos alambrados, retelhamento, dentre outros serviços que foram realizados. Foi dada a ordem de serviço desta escola no dia 07 de Julho e está sendo entregue no dia 21 de Dezembro, durou 167 dias, mas valeu a pena.

Agradecimentos a Secretária da Educação Raquel Braga e ao Secretário da Infraestrutura Assírio Lotif, por estarem a frente de todo este trabalho.

Parabéns a Diretora Neuma Bezerra, Coordenadora Mikaelle, todos os professores e funcionários, os alunos e aqueles que continuarão a se beneficiar com esta escola.

Participação da Profª Alexsandra Braga, representando a Secretária da Educação Raquel, Dona Célia, Líder comunitária, núcleo gestor, professores e demais funcionários. Tudo organizado e a escola linda!

Com mais esta, completa 25 inaugurações da atual administração em 13 meses!

#gestaomunicipal #TrabalhoTransparenciaOrganizacao #MaisInvestimentoemEducacao #SeloUnicefMunicípioAprovado #Escolas Nota Dez

#Educação 22/12/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER ENTREGA DE MATERIAL PERMANENTE E KITS DE INFORMÁTICA AS ESCOLAS MUNICIPAIS, CAPECI E SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

ENTREGA DE MATERIAL PERMANENTE E KITS DE INFORMÁTICA AS ESCOLAS MUNICIPAIS, CAPECI E SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.

A Prefeita Geraldina se reuniu nesta manhã com os gestores escolares para entregar vários mobiliários e equipamentos tecnológicos às 26 escolas do município, CAPECI e Secretaria da Educação. O encontro foi preparado pela Secretária Raquel Braga e a equipe da Secretaria para realizar a entrega dos materiais: 28 notebooks, 26 impressoras, 06 microcomputadores, 08 monitores de Led, 09 mesas de trabalho com 02 gavetas, 08 mesas de trabalho com 03 gavetas, 06 bebedouros, 01 geladeira 245 l, 10 armários 2 portas, 02 armários de cozinha, 10 estantes de aço com 06 prateleiras, 04 fogões industriais de 06 bocas, 06 fogões industriais de 04 bocas, 04 freezer 500l, 04 liquidificadores industrial 6l, 01 cx de som amplificada, 03 data show, 03 microfones com fio e 08 módulos isoladores. O investimento foi no valor total de R$ 221.753,78 adquiridos com recursos próprios e do FUNDEB.

Há poucos dias entregamos kits de materiais de expediente e de limpeza adquiridos com recursos do PDDE e Brasil Carinhoso e hoje findamos com mais esses kits. Além desses materiais foram comprados também a maior parte dos mobiliários e eletrodomésticos para a Creche que está sendo construída no Distrito do Juá, quando a mesma for inaugurada já terá muitos materiais no almoxarifado adquiridos com recursos do FNDE no valor de R$ 46.828,48. O valor total de investimento com materiais permanentes na educação neste ano foi de R$ 268.582,26.

Agradecimentos a todos os gestores escolares pelo grande desempenho a frente das escolas do município, não é a toa que temos escolas nota dez, resultado do trabalho do núcleo gestor, junto com os professores, funcionários, alunos e pais que tem feito toda a diferença e ainda rendeu ao município o Selo Unicef, pois a educação é uma das áreas fundamentais dentre as políticas públicas para as crianças e adolescentes.

Agradecimentos a Prefeita Geraldina pelo grande apoio dado a educação durante sua gestão, a Secretária Raquel Braga, com toda a equipe da secretaria pela dedicação, o zelo e o compromisso que tiveram neste período no acompanhamento das escolas, muitos resultados positivos por conta do trabalho que vem sendo feito com muito amor e responsabilidade e é por isso que tudo dá certo.

#EscolasEquipadas #EducacaoNotaDez #MelhoresGestoresEscolares

#SeloUnicefMunicípioAprovado

#Educação 11/12/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER ESCOLAS RECEBEM KITS DE MATERIAL DE EXPEDIENTE E LIMPEZA

ESCOLAS RECEBEM KITS DE MATERIAL DE EXPEDIENTE E LIMPEZA

As escolas municipais receberam da Prefeita Geraldina e Secretária da Educação Raquel Braga kits de materiais de expediente e de limpeza para iniciarem o ano com material. Sabemos da dificuldade no início com licitações e todas as unidades precisam manter os ambientes organizados e limpos. Os materiais foram comprados com recursos do PDDE e Brasil Carinhoso. Na próxima semana está previsto a entrega de mobiliários e kits tecnológicos para as 26 escolas do município.

Agradecimentos a equipe da Secretaria da Educação em nome da Profª Raquel por todo o empenho e dedicação a frente dessa área tão importante.

#gestaomunicipal #deixandotudoorganizado #educacaoeprioridade

#Educação 29/11/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER DIRETORIA DOS TRANSPORTES REALIZA FORÇA-TAREFA PARA RECUPERAR A FROTA DO TRANSPORTE ESCOLAR DO MUNICÍPIO.

DIRETORIA DOS TRANSPORTES REALIZA FORÇA-TAREFA PARA RECUPERAR A FROTA DO TRANSPORTE ESCOLAR DO MUNICÍPIO.

A Diretoria dos Transportes do Município, vem trabalhando há alguns meses com a missão de recuperar a frota escolar do município. Ao todo são 13 ônibus, sendo que alguns não estavam funcionando por falta de peças. A maioria estavam com as janelas quebradas, os bancos rasgados e faltando pneus.

Já foram substituídas as janelas, foram pintados, pelo menos 08 já estão com os bancos novos, foram feitas reposições de peças e pneus em vários, está sendo feito serviços na parte elétrica e mecânica; aos poucos estão sendo consertados todos.

É muito veículo pra pouco funcionário, mas a equipe é muito comprometida e esforçada. Espero que dê tempo terminar todos e teremos uma nova frota de veículos escolares em nosso município em 2021.

Investimento na educação é prioridade em Irauçuba!

Parabéns Secretaria da Educação!

Parabéns Diretoria de Transportes!

#Educação 17/11/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER 2º DIA DA SEMANA DO BEBÊ EM IRAUÇUBA

MUITA AGITAÇÃO NO 2º DIA DA SEMANA DO BEBÊ EM IRAUÇUBA

Confira o que aconteceu nesta terça-feira, 17 de Novembro:

7h-Motocarreata baby nas ruas da Sede

13h- Entrevista na Radio com os temas: Pré-natal, aleitamento materno e Puericultura com as enfermeiras Cristiele Braga, Luana Mesquita e Ana Lúcia.

17h- Contação de histórias e brincadeiras na Brinquedopraça do Palácio verde.

As Unidades Básicas de Saúde Coité e Centro realizaram acolhimento voltado para o tema da Semana do Bebê.

Foi lindo demais!! Parabéns!! Vamos tratar as nossas crianças com muito respeito e muito amor como elas merecem!

#semanadobebe #iraucuba #saude #assistenciasocial #educacao #unicef

#Educação 07/08/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA MAIS UMA VEZ NOTA 10

EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA MAIS UMA VEZ SUPERA OS RESULTADOS NO SPAECE 2019 COM 10 ESCOLAS CONCORRENDO AO PRÊMIO DE ESCOLA NOTA 10

É com imensa alegria que recebemos nesta noite a mensagem do Coordenador da CREDE 06, Profº Daniel nos dando a excelente notícia de que o Município de Irauçuba tem dez escolas elegíveis ao Prêmio de Escola nota 10 do Spaece 2019. As Escolas Premiadas serão divulgadas pelo Governador Camilo Santana na live na terça-feira, dia 11 de Agosto. Diferente dos anos anteriores, a comemoração só contará com a presença dos prefeitos e secretários de educação, por conta da pandemia, mas todos os demais irão ficar na torcida de casa e se alegrar com os escolas premiadas.

Grandes resultados não acontecem por acaso, é fruto de muito trabalho de toda uma rede formada pela equipe da Secretaria da Educação, diretores, coordenadores, professores, alunos, pais e ainda o acompanhamento da equipe da Secretaria de Educação do Estado, através da CREDE 06. Não podemos esquecer do apoio dado pelos prefeitos que estava a frente da gestão e contribuíram com esta área, o ex-Prefeito Nonatinho e a atual gestora Geraldina Braga.

Embora tenhamos passado por tantas dificuldades no ano de 2019, Deus sempre nos surpreende com suas dádivas e enaltecemos o nome dEle com todas as vitórias concedidas. Parabéns aos que compõem a Secretaria da Educação em nome da ex-Secretária Tânia Fontenele, da atual Secretária Raquel Braga, a todos que fazem parte das escolas que alcançaram notas tão boas e que mais uma vez eleva o Município de Irauçuba como destaque no Estado do Ceará.

Confira as escolas:

07 ESCOLAS ELEGÍVEIS A PREMIAÇÃO DE ESCOLA NOTA 10 NO 2º ANO:

1. Escola de Ensino Fundamental Lucas Ferreira (Sede)

2. Centro Educacional Prof. Antonio Barbosa Braga -CEPABB (Sede)

3. Escola de Ensino Infantil e Fundamental Ielda Teixeira Fernandes (Juá)

4. Escola de Ensino Infantil e Fundamental Júlio Cesar de Azevedo (Missi)

5. Escola de Ensino Fundamental Paulo Bastos (Sede)

6. Escola de Ensino Fundamental Gil Bastos (Sede)

7. Escola de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Coelho da Cruz (Campinas)

03 ESCOLAS ELEGÍVEIS A PREMIAÇÃO DE ESCOLA NOTA 10 NO 5º ANO:

1. Escola de Ensino Infantil e Fundamental Ielda Teixeira Fernandes (Juá)

2. Escola de Ensino Fundamental Gil Bastos (Sede)

3. Escola de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Coelho da Cruz (Campinas)

Parabéns Irauçuba! Parabéns Educação!

#Educação 07/08/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER PARABÉNS IRAUÇUBA! 10 ESCOLAS NOTA 10!

PARABÉNS IRAUÇUBA! 10 ESCOLAS NOTA 10!

#Educação 24/07/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER SECRETARIA DA EDUCAÇÃO IRÁ INICIAR A 4ª ETAPA DA DISTRIBUIÇÃO DA MERENDA ESCOLAR REFERENTE AO MÊS DE JULHO.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO IRÁ INICIAR A 4ª ETAPA DA DISTRIBUIÇÃO DA MERENDA ESCOLAR REFERENTE AO MÊS DE JULHO.

A Gestão Municipal, através da Secretaria da Educação recebeu os alimentos para a distribuição da merenda escolar do mês de Julho. O Município entregou em abril o que tinha em estoque nas escolas e realizou entrega pra todos os alunos em Maio e Junho e agora será a etapa do mês de Julho. Ao todo serão 4.742 alunos que receberão os kits de alimentos.

Toda a ação é feita nas escolas, conforme cronograma publicado por cada gestor escolar, os responsáveis dividem os horários por turma, cumprem os protocolos sanitários de higienização, mantendo a distância, utilizando máscaras e álcool em gel para não ter risco de contaminação do COVID 19.

Parabéns a todos que compõem a Secretaria da Educação, gestores escolares, demais funcionários, equipe do almoxarifado, uma rede de pessoas comprometidas, que tem desempenhado um papel essencial nesse momento.

#gestaomunicipal #educacaoemtemposdepandemia #trabalhoecompromisso #combateaocovid19

#Educação 24/07/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER CEE ORIENTA INSTITUIÇÕES DE ENSINO CEARENSES SOBRE CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES LETIVAS EM 2020

CEE ORIENTA INSTITUIÇÕES DE ENSINO CEARENSES SOBRE CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES LETIVAS EM 2020

O Conselho Estadual de Educação (CEE) emitiu o Parecer No. 205/2020, datado de 22 de julho de 2020. O documento orienta as instituições de ensino que ofertam Educação Básica, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior, que compõem o Sistema de Ensino do Estado do Ceará, a darem continuidade às atividades letivas por meio remoto, até 31 de dezembro de 2020, mesmo após autorização para a retomada das atividades presenciais nesse período por parte das autoridades estaduais.

Para a formatação do parecer, o CEE constituiu comissão relatora bicameral a fim de orientar as instituições de ensino na busca de estratégias, que evitem maiores prejuízos para alunos, professores, familiares e demais trabalhadores da educação e favoreçam a continuidade do processo de ensino e de aprendizagem. A orientação se firma nos princípios da equidade, flexibilização e inclusão, e identifica meios legais e pedagógicos para impedir a suspensão do calendário letivo, a reprovação, o abandono e até a evasão escolar.

Visando a continuidade ao ano letivo, o CEE orienta a adoção do ensino remoto como uma alternativa viável, mas enfatiza que a escolha pelo modelo cabe às redes de ensino públicas e privada e, na medida do possível, às comunidades escolares, sejam elas de Educação Básica, Educação Profissional Técnica de Nível Médio ou de Educação Superior.

Confira, na íntegra, o Parecer Nº 205/2020 clicando no link a seguir: https://www.cee.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/49/2020/03/Parecer-n%C2%BA-0205.2020-Sistema-de-Ensino-do-Estado-do-Cear%C3%A1-REVISADO-23.07.2020.pdf

#Educação 23/07/2020 GABINETE DO PREFEITO APROVADA MP QUE DESOBRIGA ESCOLAS A CUMPRIR A QUANTIDADE DE DIAS LETIVOS EM 2020

APROVADA MP QUE DESOBRIGA ESCOLAS A CUMPRIR A QUANTIDADE DE DIAS LETIVOS EM 2020

Em sessão remota nesta quinta-feira (23), o Senado aprovou o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 22/2020, que desobriga escolas e universidades de cumprir a quantidade mínima de dias letivos em 2020 devido à pandemia da Covid-19. Aprovada com 73 votos, a matéria será encaminhada à sanção presidencial.

O PLV 22/2020 tem origem na Medida Provisória (MPV) 934/2020, que promove ajustes no calendário escolar de 2020. O texto foi relatada pelo senador Carlos Fávaro (PSD-MT). A matéria será encaminhada à sanção presidencial.

O relator apresentou voto pela aprovação da matéria na forma do projeto de lei de conversão aprovado na Câmara dos Deputados, no último dia 7, e rejeitou as 41 emendas apresentadas ao texto no Senado.

Carlos Fávaro explicou que rejeitou as emendas para que não houvesse a caducidade da MP, cujo prazo de vigência vence em 29 de julho. Ele ressaltou ainda que muitas alterações previstas nas emendas já estariam contempladas no texto do projeto.

Discussão

Como forma de não prejudicar a tramitação da MP, os líderes partidários retiraram os destaques apresentados. Alguns defenderam o veto presidencial a alguns dispositivos do texto, entre eles o que prevê a entrega de dinheiro diretamente aos pais dos alunos para a compra de alimentos. O senador Lasier Martins (Podemos-RS) entende que essa possibilidade favorece a ocorrência de fraudes, a exemplo das irregularidades ocorridas no recebimento do auxílio emergencial de R$ 600 pela população.

Líder do governo, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) ponderou que o veto presidencial ao dispositivo relacionado à compra da merenda escolar poderá ocasionar problemas a ações que já estão em curso em diversos municípios do país.

Na presidência dos trabalhos, o senador Marcos Rogerio (DEM-RO) sugeriu que o governo elabore um regulamento para definir de que forma serão entregues esses recursos, que poderá ocorrer na forma como já é praticada em outros municípios, por meio de vouchers.

Dessa forma, Fernando Bezerra assumiu o compromisso de que, na regulamentação da matéria, serão atendidas as preocupações dos senadores como forma de não desvirtuar os recursos da merenda escolar e prestigiar a agricultura familiar.

Outros parlamentares, como o vice-presidente da Frente Parlamentar da Educação, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), também defenderam o veto presidencial ao art. 5º do texto, segundo o qual o Ministério da Educação deverá definir as datas do Enem após ouvir os sistemas de ensino e que, no ano letivo subsequente ao afetado pelo estado de calamidade pública, os processos de ingresso no ensino superior que tenham aderido ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni) levem em contas o calendário do Enem.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), por sua vez, defendeu o acolhimento de médicos se formaram em outros países e não conseguiram fazer o Revalida, suspenso desde 2017, dada a falta desses profissionais em diversas regiões do país. Ele abriu mão de destaque nesse sentido, tendo em vista que há um acordo com o governo, que deverá tratar da revalidação de diplomas por meio de uma MP a ser encaminhada ao Congresso.

Já a senadora Kátia Abreu (PP-TO) defendeu a destinação de recursos da Covid-19 da área da saúde para o setor da educação, como forma de auxiliar a proteção dos alunos no retorno às aulas.

O senador Esperidião Amim (PP-SC) ressaltou que o ato que regula as MPs editadas no período da pandemia está sendo desconsiderado pela Câmara no que se refere ao prazo de tramitação. A prática, segundo ele, impede o Senado de deliberar adequadamente e incluir providências úteis e necessárias no exame das proposições.

O que foi aprovado

De acordo com o projeto de lei de conversão aprovado na Câmara e mantido pelo Senado, os calendários escolares da educação básica poderão ser recompostos com um número inferior a 200 dias letivos, desde que garantido o cumprimento do mínimo de 800 horas de carga horária.

Na educação superior, será possível o encerramento do ano letivo sem a obrigação de cumprimento dos 200 dias letivos. Também será permitida a antecipação da conclusão dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia, desde que cumpridos 75% da carga horária dos estágios. O objetivo é atender a necessidade de profissionais habilitados nessas áreas para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

O PLV 22/2020 também autoriza ainda a antecipação da formatura também no curso de Odontologia e a ampliação do rol de cursos de saúde nessa situação, a critério do Poder Executivo, estendendo a mesma possibilidade para os cursos de educação profissional técnica de nível médio da área de saúde

O texto também mantém a dispensa dos dias letivos no ensino fundamental e no ensino médio. Na educação infantil, dispensa também o cumprimento da carga horária. Mesmo assim, as escolas não estão impedidas de promover atividades pedagógicas não presenciais, desde que observados os cuidados essenciais.

Sobre o Enem, o projeto determina que a data de sua realização seja definida em coordenação do Ministério da Educação com os sistemas estaduais, e que o Sisu seja compatibilizado com a nova data do Exame Nacional do Ensino Médio.

O texto atribui ao Conselho Nacional de Educação (CNE) a definição de diretrizes nacionais sobre as atividades pedagógicas não presenciais e seu cômputo para a integralização da carga horária, respeitadas as normas locais e a autonomia das escolas.

Também obriga a União, estados, Distrito Federal e municípios a coordenarem suas ações com apoio técnico e financeiro federal, como forma de assegurar tanto a garantia de atividades não presenciais quanto o retorno das atividades regulares, que devem observar as diretrizes das autoridades sanitárias.

Pela matéria, permite-se o estabelecimento de um período de dois anos (2020-2021) para o cumprimento da carga horária e dos currículos que eventualmente tenham sido prejudicados pela paralisação das atividades durante a pandemia. Dessa forma, o conteúdo curricular deste ano poderá ser aplicado no próximo ano, por meio da aglutinação de duas séries. Permite também que o aluno concluinte do ensino médio possa fazer novamente uma parte ou todo o 3º ano como forma de recuperar eventual prejuízo em razão da paralisação das aulas.

Os entes federados ficam obrigados a oferecer condições para alunos e professores terem acesso às atividades não presenciais, com assistência técnica e financeira da União. Para tanto, autoriza a utilização de recursos do regime extraordinário fiscal instituído pela emenda Constitucional (EC) 106, de 2020, que também poderão ser aplicados com as medidas de retorno às atividades escolares regulares.

Ainda de acordo com o texto, são exigidos cuidados excepcionais com estudantes em situação de risco epidemiológico, a serem atendidos em regime hospitalar ou domiciliar.

E fica garantida a manutenção de programas suplementares - Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) - por 200 dias, mesmo durante o período da pandemia, e permite que os recursos da alimentação escolar sejam repassados para as famílias diretamente ou por meio da distribuição de gênero alimentícios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/07/23/aprovada-mp-que-desobriga-escolas-a-cumprir-a-quantidade-de-dias-letivos-em-2020?utm_source=Facebook&utm_medium=MidiasSociaisSenado

#Educação 22/07/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER O QUE PODE MUDAR NA EDUCAÇÃO COM O NOVO FUNDEB, APROVADO NA CÂMARA

O QUE PODE MUDAR NA EDUCAÇÃO COM O NOVO FUNDEB, APROVADO NA CÂMARA

Uma votação considerada "histórica" por parlamentares e entidades ligadas à educação aprovou na noite de terça-feira (21/07), na Câmara dos Deputados, a proposta de emenda constitucional (PEC) do novo Fundeb, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica.

O Fundeb, que financia cerca de dois terços de toda a educação básica pública do Brasil, expirava, por lei, no final deste ano.

Sua ausência provocaria, segundo especialistas, um caos no financiamento da educação, porque não haveria garantia de dinheiro para o pagamento de salários de educadores e de manutenção de escolas - em 2019, o Fundeb teve mais de R$ 150 bilhões em recursos.

A PEC foi aprovada em dois turnos, por 499 votos a 7 na primeira votação e por 492 votos a 6 na segunda. Agora segue para o Senado, onde também tem de ser aprovada com maioria qualificada em dois turnos.

Se o texto for aprovado no Senado, tornará o Fundeb permanente e promoverá mudanças importantes no financiamento e na distribuição de recursos para a educação pública básica do país.

A mudança mais importante é que a PEC aumenta o aporte do governo federal ao Fundeb. Hoje, o fundo é financiado por 10% de recursos da União e 90% de recursos de Estados e municípios - uma partilha considerada injusta por estes, que argumentam que a União arrecada muito mais impostos.

"É um modelo de cabeça para baixo: os Estados e municípios são os que atendem diretamente 45 milhões de alunos, mas a concentração tributária fica com a União", disse à BBC News Brasil, em entrevista anterior à votação de terça, a deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), relatora da PEC na Câmara.

Aumento do aporte e CAQ

O texto aprovado na terça prevê que o aporte da União aumente para 12% do Fundeb em 2021 e progressivamente até 23% em 2026. Os repasses não entram nos cálculos do teto de gastos do governo.

A maior parte dos recursos adicionais do governo federal irá para Estados e municípios pobres que hoje não conseguem alcançar um patamar mínimo de investimentos por aluno, mesmo que esses municípios estejam em Estados mais ricos.

"Com essa proposta, 46% dos municípios que se encontram em estágio de subfinanciamento educacional crítico passarão a contar com mais recursos", diz a organização Todos Pela Educação.

Segundo a organização, o patamar mínimo de investimento por aluno no país passará de R$ 3,7 mil em 2020 para cerca de R$ 5,7 mil em 2026.

Haverá aumentos já a partir do ano que vem, quando se estima que o investimento mínimo por aluno chegará de R$ 4,6 mil.

De acordo com o relatório Education At Glance 2019, da Organização Para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), embora o Brasil destine uma porcentagem alta de seu PIB à educação, "o gasto por estudante na educação básica fica bem abaixo da média da OCDE".

Para a deputada Dorinha Rezende, a mudança vai reduzir as desigualdades regionais do país em financiamento da educação.

"Não tem sentido uma criança ter R$ 19 mil de custo por ano e outra que não chega a R$ 2 mil em vários municípios brasileiros. Não é esse o país que nós queremos", afirmou durante a votação, segundo a Agência Câmara.

O Todos Pela Educação estima também que as mudanças no Fundeb façam com que 1.471 redes de ensino mais pobres passem a receber 8,2% adicionais de recursos já a partir do ano que vem.

Além disso, uma parcela (2,5 pontos percentuais) do dinheiro complementar da União será destinada a redes públicas que cumpram com parâmetros de melhoria de gestão de recursos.

O texto aprovado conta também com um dispositivo chamado Custo Aluno Qualidade (CAQ), que, passando a valer em uma emenda constitucional, trará ao longo dos anos padrões mínimos de qualidade para as escolas públicas, segundo Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da USP e membro da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação.

Resistência do governo

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que a Casa fez "história" com a votação.

"São despesas (sobre o aumento da participação do governo federal nos recursos do fundo) que, na verdade, são investimentos nas crianças e no futuro de tantos", afirmou, segundo a Agência Câmara. "Isso traz responsabilidade para achar o caminho para que esses recursos cheguem."

O texto da PEC era discutido intensamente desde 2019, com grande resistência do governo federal, que se queixava de não ter recursos suficientes para aumentar seus repasses.

No sábado, o governo chegou a apresentar uma proposta de última hora, prevendo, entre outras mudanças, que a PEC só entrasse em vigor a partir de 2022 - o que, segundo críticos, deixaria um vácuo no financiamento da educação em 2021.

A proposta não vingou, e o governo acabou fechando um acordo com parlamentares, mantendo a proposta original do Fundeb em troca de apoio para colocar em prática o programa de distribuição de renda chamado Renda Brasil.

https://www.msn.com/pt-br/noticias/educacao/o-que-pode-mudar-na-educa%c3%a7%c3%a3o-com-o-novo-fundeb-aprovado-na-c%c3%a2mara/ar-BB1744sn?li=AAggXC1

#Educação 20/07/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER SEJA UM APOIADOR DESSA CAUSA

SEJA UM APOIADOR DESSA CAUSA

#Educação 15/07/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER INÍCIO DA REFORMA DA ESCOLA JÚLIO PINHEIRO BASTOS, NO COITÉ.

INÍCIO DA REFORMA DA ESCOLA JÚLIO PINHEIRO BASTOS, NO COITÉ.

#gestaomunicipal

#secretariadaeducacao

#trabalhoecompromisso

#Educação 08/06/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E LAZER WEBNAR EDUCACIONAL Tema: RELAÇÃO ENTRE FAMILIA E ESCOLA DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

WEBNAR EDUCACIONAL

Tema: RELAÇÃO ENTRE FAMILIA E ESCOLA DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Irão participar da discussão ANA VALÉRIA (Assistente Social), DANIELLE FIRMINO (Psicóloga), Antonio José (Coordenador do CAPECI), ALEXSANDRA BRAGA (Diretora do Ensino Fundamental) e MARUSKA RAMOS (Diretora da Educação Infantil).

Acompanhe AO VIVO: Nesta terça-feira (16) às 15h.

#Educação 20/05/2020 GABINETE DO PREFEITO 20 DE MAIO DIA DO PEDAGOGO PARABÉNS A TODOS OS PEDAGOGO! 20 DE MAIO DIA DO PEDAGOGO
PARABÉNS A TODOS OS PEDAGOGO!
#Educação 05/05/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PLANO DE CONTINGÊNCIA DE REORDENAMENTO DAS AULAS DO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA.

PLANO DE CONTINGÊNCIA DE REORDENAMENTO DAS AULAS DO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA.

Há alguns dias atrás me reuni com membros da equipe da Secretaria da Educação a pedido da Prefeita Municipal Geraldina Braga para encontrarmos uma solução acerca do reordenamento das aulas do município e assim, os alunos não serem prejudicados durante o ano letivo. Uma vez sendo feito isso, os professores temporários, bolsistas e estagiários também não seriam prejudicados e não teriam seus contratos suspensos no período de quarentena. Após orientações aos municípios pelo Conselho Nacional de Educação sobre como podíamos proceder no período, encontramos esta solução de reiniciarmos as aulas em julho e acrescentarmos o tempo de aula na semana e o sábado letivo onde serão recuperados 660h/a. O mesmo já foi apresentado ao Comitê Municipal de Enfrentamento ao COVID-19 no dia 30 de abril, ao Conselho Municipal da Educação no dia 30 de abril, foi encaminhado a CREDE 06 e será apresentado ao Ministério Público até a próxima semana.

Em nome da gestão municipal agradeço a todos que REALMENTE procuraram ajudar com sugestões e apoio neste momento, a Prefeita que tem tomado todas as medidas preventivas necessárias de enfrentamento ao COVID-19 e ainda enfrenta uma crise financeira, as críticas de algumas pessoas que tentam derrubar de todas as formas e não ajudam muito com isso, mas mesmo assim ela está dando conta porque é uma mulher forte, competente e temente a Deus. Agradeço a comunidade escolar que está colaborando no enfrentamento dessa pandemia e nos compreendem, pois no final quem vai ganhar são os alunos, os professores e todos que fazem a educação deste município.

Segue proposta do plano e do calendário escolar, que será aplicado após resposta da CREDE 06 e Ministério Público na próxima semana, mas que já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.

Juntos, somando forças, venceremos!

(Raquel Braga-Secretária da Educação)

#Educação 28/04/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 28 DE ABRIL, DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO

28 DE ABRIL, DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO

#Educação 25/04/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RESULTADO DEFINITIVO DE CLASSIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

RESULTADO DEFINITIVO DE CLASSIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO 004/2020 - PARA SELEÇÃO DE GESTORES ESCOLARES DO SISTEMA DE ENSINO MUNICIPAL DE IRAUÇUBA.

https://iraucuba.ce.gov.br/…/…/RESULTADO_05_2020_0000001.pdf

#Educação 20/04/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RESULTADO FINAL-EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE GESTORES ESCOLARES

RESULTADO FINAL - EDITAL 004/2020 - EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE GESTORES ESCOLARES DO SISTEMA DE ENSINO MUNICIPAL DE IRAUÇUBA.

https://www.iraucuba.ce.gov.br/…/RESULTADO_03_2020_0000001.…

#Educação 17/04/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE GESTORES

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE GESTORES ESCOLARES DO SISTEMA DE ENSINO MUNICIPAL DE IRAUÇUBA - INSCRIÇÕES INDEFERIDAS.

https://www.iraucuba.ce.gov.br/…/2367/EDITAL_02_2020_000000…

#Educação 17/04/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE GESTORES ESCOLARES

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE GESTORES ESCOLARES DO SISTEMA DE ENSINO MUNICIPAL DE IRAUÇUBA - INSCRIÇÕES INDEFERIDAS.

https://www.iraucuba.ce.gov.br/…/2367/EDITAL_02_2020_000000…

#Educação 04/04/2020 GABINETE DO PREFEITO RAQUEL BRAGA SERÁ A NOVA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE IRAUÇUBA.

RAQUEL BRAGA SERÁ A NOVA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE IRAUÇUBA.

Nesta sexta-feira (03/04), a Professora Raquel Lopes Braga assume a Secretaria da Educação do Município de Irauçuba. Raquel possui várias graduações e especializações, dentre elas: graduação em Teologia, Pedagogia, Letras com habilitação pra Língua Portuguesa e Inglesa, Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio, Especialização em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Extensão Universitária em Gestão Escolar.

Já realizou diversas capacitações na área da educação e desempenhou várias funções públicas com uma larga experiência profissional, dentre elas: professora da rede municipal e estadual, professora universitária, Coordenadora de Institutos de Educação Superior, Coordenadora de escola, Diretora de Escola, Formadora de Professores da Língua Portuguesa, Coordenadora do Setor Pedagógico da Secretaria da Educação, Coordenadora local do Campos avançado da UVA, já foi Secretária da Infraestrutura e Secretária da Educação.

Além de reunir competência e experiência, sempre deu grandes resultados nos locais em que trabalhou e possui carisma e bom relacionamento interpessoal, o que contribui muito na função a ser desempenhada.

Raquel estava exercendo a função de Diretora da Escola Paulo Bastos, que deverá ser feita seleção para escolha de uma outra pessoa.

O cargo estava sendo exercido pela Profº Tania Fontenele, que pediu afastamento para exercer outras funções públicas.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#Educação 04/04/2020 GABINETE DO PREFEITO PROFª TANYA PEDE AFASTAMENTO DO CARGO DE SEDUC PARA ASSUMIR OUTRAS FUNÇÕES PÚBLICAS.

PROFª TANYA ALVES PEDE AFASTAMENTO DO CARGO DE SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PARA ASSUMIR OUTRAS FUNÇÕES PÚBLICAS.

A Profª. Tanya Alves pediu exoneração do cargo de Secretária da Educação para assumir outras funções na vida pública. Nos próximos meses ela irá contribuir na Secretaria da Educação no acompanhamento de Programas Federais e posteriormente seguirá carreira política.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#Educação 02/03/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO AMANHÃ MAIS UM GRANDE AVANÇO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO!

IRAUÇUBA SÓ CRESCE A CADA DIA!

AMANHÃ UM GRANDE AVANÇO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO!

#Educação 02/03/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO LANÇAMENTO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO BAIRRO GIL BASTOS

LANÇAMENTO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO BAIRRO GIL BASTOS

Na manhã desta Segunda-feira (02/03), foi realizado o evento de lançamento da Escola em Tempo Integral do Bairro Gil Bastos, nas séries 2º, 5º e 9º ano. Foi uma festa linda com a participação dos pais, alunos, professores, núcleo Gestor e convidados, dos quais destacamos a Secretária da Educação Tanya Alves, Vereadores Rogério Barbosa e Xavier Asevedo e o Diretor do Grupão Emanuel Filho.

A escola irá oferecer aos alunos além das disciplinas regulares, atividades complementares de dança, esporte e recreação, música, educação financeira e reforço de português e matemática. Os alunos entrarão às 7h da manhã e sairão às 17h, terão 03 refeições diárias e ainda os lanches nos intervalos. A Secretaria da Educação irá comprar uma farda para as atividades complementares, e receberam hoje um kit com vários itens de higiene adquiridos com recursos da própria escola. Foram contratados monitores e feitas algumas adaptações nos banheiros da escola para adequar as necessidades que irão surgir a partir de agora.

Vale ressaltar a equipe qualificada de professores e o Núcleo Gestor da escola, Diretora Keyliane Pernambuco, Coordenadores Graça Bastos, Mizael Pinto e Janaina Lima, que irão favorecer ainda mais a aprendizagem integral dos alunos.

Investir em educação é retorno garantido e temos buscado fazer o melhor!

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#Educação 27/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ADERE AO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER JUNTO AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

O MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ADERE AO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER JUNTO AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

Nesta sexta-feira (21/02), a prefeita Geraldina Braga juntamente com a secretária da Educação Tanya Alves, assinaram o Termo de Adesão ao Programa Tempo de Aprender junto ao Ministério da Educação, cujo objetivo do programa é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do Brasil. Contempla 4 eixos, que são:

1. Formação Continuada dos profissionais da alfabetização;

2. Apoio Pedagógico para a alfabetização;

3. Aprimoramento das avaliações da alfabetização;

4. Valorização dos profissionais da alfabetização, por meio da instituição de premiação para professores alfabetizadores.

O Programa está instituído através da Portaria 280, de 19 de Fevereiro de 2020.

Mais um avanço para a educação de nosso município.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#Educação 20/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MAIS UM DIA DE ENTREGA DAS GRAMÁTICAS PARA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO

A PREFEITURA MUNICIPAL ATRAVÉS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZOU MAIS UM DIA DE ENTREGA DAS GRAMÁTICAS PARA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO.

Na tarde desta quarta-feira (19/02), a Secretária da Educação Tanya Alves juntamente com a formadora de língua portuguesa Cris Bezerra, realizaram mais um dia de entrega das Gramáticas Aplicadas a todos os alunos do 6° ao 9°ano do Centro Educacional Professor Antônio Barbosa Braga, e da Escola de Ensino Fundamental Paulo Bastos. Essa já é uma marca dessa administração, que tem o compromisso em desenvolver uma educação de qualidade garantindo aos alunos melhores condições para desenvolvimento da aprendizagem.

Parabenizamos a escola e toda comunidade escolar em nome das diretoras Hosana Trajano e Raquel Braga.

#Educação 20/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO AGENDA DE ENTREGA DE KITS ESCOLARES NA REDE DE ENSINO DE IRAUÇUBA

A Prefeitura Municipal de Irauçuba através da Secretaria da Educação informa:

Agenda de Amanhã (20/02), da Entrega de Gramáticas para os alunos do Fundamental II.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#Educação 19/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO AGENDA PARA ENTREGA DE MATERIAL ESCOLAR!

AGENDA PARA ENTREGA DE MATERIAL ESCOLAR!

A Prefeitura Municipal de Irauçuba através da Secretaria da Educação informa:

Agenda de amanhã (19/02), da entrega das Gramáticas para os alunos do 6° ao 9° ano das Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#Educação 18/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO AGENDA DA ENTREGA DO KIT ESCOLAR DO ENSINO INFANTIL.

ATENÇÃO SENHORES PAIS!

A Prefeitura Municipal de Irauçuba através da Secretaria da Educação informa:

Agenda de amanhã (18/02) da entrega do Kit Escolar do Ensino Infantil.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#Educação 18/02/2020 GABINETE DO PREFEITO ATENDIMENTO AOS COLABORADORES DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.

ATENDIMENTO AOS COLABORADORES DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.

Agenda/ a prefeita Geraldina Braga realizou na tarde desta segunda-feira (17/02), atendimento aos colaboradores da Secretaria da Educação, onde esteve conversando sobre as notas de desempenho referente ao ano de 2019.

Cada funcionário(a) que está ocupando cargos em comissão foi avaliado pela Secretária quanto a proatividade, interesse, organização, flexibilidade, sociabilidade, pontualidade, vocação, disponibilidade, eficiência e ética.

A média geral da Secretaria após o somatório de todas as notas e divisão entre os avaliados foi de 8,9, considerada uma secretaria acima da média.

Parabenizamos a todos que compõem o grupo da Secretaria da Educação em nome da Secretária Tanya Alves.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#Educação 18/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGA DE FARDAMENTOS E MATERIAIS AOS ALUNOS DAS ESCOLAS DO MISSI.

ENTREGA DE FARDAMENTOS E MATERIAIS AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL II DAS ESCOLAS DO MISSI.

Nesta Segunda-feira (17/02), a prefeita Geraldina Braga esteve juntamente com a Secretária da Educação Tanya Alves, fazendo a entrega de fardamento escolar, livros e agenda aos alunos da educação infantil no CEI Tia Adelite, e as gramáticas do fundamental II aos alunos da Escola Josefa Clotilde.

Na ocasião foi realizado um diálogo com os pais acerca da importância deste material para o processo de aprendizagem dos filhos, bem como na economia que é feita por eles no que diz respeito as vestimentas para levar os pequenos para aula. A Secretária da Educação Tanya Alves se pronunciou destacando o grande trabalho que é realizado pela equipe da educação, os núcleos gestores das escolas do Missi e ao empenho dos professores, que tanto tem melhorado os índices do município.

Estiveram presentes, o Vereador Tilia Negreiros, que se pronunciou agradecendo a gestão pela iniciativa e ainda a Coordenadora da educação infantil do Município Professora Maruska Ramos.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#Educação 18/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGA DE FARDAS E LIVROS NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE IRAUÇUBA (CREII)

ENTREGA DE FARDAS E LIVROS NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE IRAUÇUBA (CREII)

A prefeita Geraldina Braga juntamente com a Secretária da Educação Tanya Alves, participaram na tarde desta terça-feira (18/02), de uma linda festa preparada pelo Núcleo Gestor e Professores do Centro de Referência da Educação Infantil de Irauçuba (CREII), onde na ocasião foram entregues aos pais as fardas, livros e agenda dos alunos da escola.

Agradecimentos, a todos que compõem a escola em nome da Diretora Cláudia Cunha, Coordenadora Andréa Dutra e a mamãe Sueli por ter proferido palavras de gratidão por esse momento.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#Educação 16/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO AGENDA DE ENTREGA DO KIT ESCOLAR DO ENSINO INFANTIL E GRAMÁTICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

ATENÇÃO SENHORES PAIS!

A Prefeitura Municipal de Irauçuba através da Secretaria da Educação informa:

Agenda de amanhã (17/02) da entrega do Kit Escolar do Ensino Infantil e Gramáticas para o Ensino Fundamental II.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#Educação 14/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGA DE FARDAMENTO E LIVROS NA BOA VISTA DO CAXITORÉ.

ENTREGA DE FARDAMENTO E LIVROS NA BOA VISTA DO CAXITORÉ.

Nesta sexta-feira (14/02), a prefeita Geraldina Braga participou da entrega de fardamento e livros para os alunos da rede municipal de Irauçuba, desta vez na Escola da Boa Vista do Caxitoré Emeif Marcelo Sanford, onde foram entregues além do fardamento, agendas e livros para educação infantil, os livros do PAIC enviados pelo Governo Estadual e as gramáticas do 6º ao 9º ano adquiridos com recursos do município.

Agradecimentos em nome de prefeita, a Secretária Tânia Alves, Vereador Rogério Barbosa, Líderes Comunitários Alberto Rodrigues e Albanisa Brito, Coordenador da ADL Campinas/Boa Vista do Caxitoré Juracy Mesquita e Sr. Antonio, vice-presidente da Associação e a Comunidade escolar formada pelos pais, professores, demais funcionários da escola e alunos em nome do núcleo gestor composto pela Coordenadora Fátima e Diretora Brena.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#Educação 13/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGA DE FARDAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

O MELHOR INVESTIMENTO QUE PODEMOS FAZER É NA EDUCAÇÃO, POIS O RETORNO É GARANTIDO!

Na tarde desta quarta-feira (12/02), a Prefeitura Municipal de Irauçuba através da Secretaria de Educação, realizaram a entrega de mais fardamentos e material didático para Educação Infantil, e as gramáticas do 6º ao 9º ano na Emeif Júlio Pinheiro Bastos, no Distrito do Coité. O valor dos livros da Educação Infantil e Agenda foram de R$ 315.768,00 e o fardamento custou R$ 101.625,00. Ao todo são R$ 417.393,00 gastos com recursos próprios do município.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#Educação 13/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGA DO KIT ESCOLAR DO ENSINO INFANTIL E GRAMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II.

ATENÇÃO SENHORES PAIS!

A Prefeitura Municipal de Irauçuba através da Secretaria da Educação informa:

Agenda de amanhã (13/02) da entrega do Kit Escolar do Ensino Infantil e Gramáticas para o Ensino Fundamental II.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#Educação 13/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGA DE FARDAS E LIVROS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E GRAMÁTICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CUMPRE A PARTIR DESTA SEMANA CRONOGRAMA DE ENTREGA DE FARDAS E LIVROS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E GRAMÁTICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nesta semana a Prefeitura Municipal de Irauçuba através da Secretaria da Educação, iniciou o cronograma de entrega das fardas e livros aos alunos da Educação Infantil, e as gramáticas dos alunos do 6º ao 9º ano. O material é de excelente qualidade e é composto de vários itens: Educação Infantil: blusa/short saia para as meninas e blusa/short para os meninos, acompanhados de mochila, papete, dois livros e uma agenda elaborada especialmente para a educação infantil. E para os alunos do 6º ao 9º ano uma gramática atualizada com exercícios que ajudará o aluno ao longo dos seus estudos.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#Educação 13/02/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO ATRAVÉS DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2020 - GESTORES ESCOLARES

EDITAL Nº 001/2020 DE CONVOCAÇÃO ATRAVÉS DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2020 - GESTORES ESCOLARES DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL DR. MARCELO SANFORD - BOA VISTA DO CAXITORÉ DE IRAUÇUBA.

#Educação 13/02/2020 GABINETE DO PREFEITO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ FAZ LANÇAMENTO DAS NOVAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ FAZ LANÇAMENTO DAS NOVAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL-GRUPÃO DE IRAUÇUBA AGORA É INTEGRAL!!!!

A Prefeita Geraldina Braga participou nesta quinta-feira (13/02), do evento de lançamento das novas escolas em tempo integral com a presença do Governador Camilo Santana, Vice-governadora Isolda Cela e a Secretária Estadual da Educação Eliana Estrela. Dentre as novas escolas, o Município de Irauçuba foi contemplado com a Escola de Ensino Médio de Irauçuba, o Grupão, que tem como Diretor o Profº Emanuel Mota Barreto Filho. Esta é a maior escola do Município em quantidade de alunos e fica localizada na Sede, é um sonho de muitos anos, que está sendo concretizado neste ano.

Escola em tempo integral é o modelo ideal de escola, pois o nível de qualidade de ensino dos alunos em tempo integral é muito superior aos que frequentam a escola regular, além deles estudarem em dois períodos, tem atividades em contraturno e dedicação exclusiva dos professores. Há também um maior tempo de preparo do aluno para exercer sua cidadania após conclusão do ensino médio com uma metodologia variada que tem o acompanhamento pedagógico da escola, da CREDE e equipe do Estado.

Vale ressaltar a contribuição do Deputado Osmar Baquit, ex-Prefeito Nonatinho e o Diretor Emanuel Filho que fizeram esta articulação anteriormente através da solicitação e reunião com equipe do Estado.

A prefeita esteve acompanhada da Secretária da Educação Tanya Fontenelle. Foi um momento muito importante em que receberam a escola através da comitiva de Irauçuba que esteve presente no evento.

#Educação 11/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGA DE KITS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (11/02)

ATENÇÃO SENHORES PAIS.

A Prefeitura Municipal de Irauçuba, através da Secretaria da Educação, entregará os Kits da Educação Infantil a partir desta terça-feira (11/02). Os alunos irão receber os livros didáticos do ano, agenda, fardamento completo, mochila e sandália.

Acompanhe a agenda de entrega!

#Educação 10/02/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE GESTORES ESCOLARES

EDITAL Nº 001/2020 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE GESTORES ESCOLARES DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE IRAUÇUBA.

https://iraucuba.ce.gov.br/processoseletivo.php?id=2160

#Educação 10/02/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

EDITAL Nº 013/2019 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO DE DIVERSAS FUNÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE IRAUÇUBA-CE

https://iraucuba.ce.gov.br/processoseletivo.php?id=2161

#Educação 10/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ENTREGARÁ OS KITS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATENÇÃO SENHORES PAIS.

A Prefeitura Municipal de Irauçuba, através da Secretaria da Educação, entregará os Kits da Educação Infantil a partir desta terça-feira (11/02). Os alunos irão receber os livros didáticos do ano, agenda, fardamento completo, mochila e sandália.

Acompanhe a agenda de entrega!

#Educação 05/02/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA GESTORES DO DISTRITO DE BOA VISTA DO CAXITORÉ. RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA GESTORES DO DISTRITO DE BOA VISTA DO CAXITORÉ.
#Educação 05/02/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO CONVOCAÇÃO DE GESTOR ESCOLAR CONVOCAÇÃO DE GESTOR.

EDITAL Nº 001/2020 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE GESTORES ESCOLARES DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE IRAUÇUBA.
#Educação 30/01/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO CONVOCAÇÃO DE SERVIDOR. CONVOCAÇÃO DE SERVIDOR.
#Educação 30/01/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTAS EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 06/2020 PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTAS, DO PROGRAMA “BOLSA TRABALHO” ATRAVÉS DO EDITAL 016/2019.

https://iraucuba.ce.gov.br/…/2133/CONVOCACAO_06_2020_000000…
#Educação 30/01/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS. EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 02/2020 PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS, DO PROGRAMA “MEU ESTÁGIO, EXPERIÊNCIA É FUNDAMENTAL” ATRAVÉS DO EDITAL 017/2019.

https://iraucuba.ce.gov.br/…/2132/CONVOCACAO_02_2020_000000…
#Educação 24/01/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO GESTÃO MUNICIPAL DÁ POSSE AOS NOVOS DIRETORES E COORDENADORES PARA 2020. GESTÃO MUNICIPAL DÁ POSSE AOS NOVOS DIRETORES E COORDENADORES PARA 2020.

Na tarde desta quinta-feira (23/01), a prefeita Geraldina Braga participou da Jornada Pedagógica da Secretaria da Educação, onde na oportunidade foram empossados os novos Diretores e coordenadores das escolas municipais de Irauçuba.

A equipe da Secretaria da Educação, que tem a frente a Secretária Tania Fontenelle estão realizando nesses 3 dias que antecedem o início das aulas, o planejamento do ano letivo com todos os gestores para que inicie 2020 conhecendo as metas que devem ser atingidas e traçando estratégias para melhorar o que precisa ser superado. Vale ressaltar que com a realização da seleção a Secretaria atingiu mais uma meta do Plano da Educação, que estava prevista desde 2018 e deu certo ocorrer neste início de 2020. São muitas as responsabilidades de um Diretor e Coordenador escolar, além das funções administrativas, financeiras, pedagógicas ainda tem a gestão de pessoas, que diz respeito a ética, transparência nas ações, manter um diálogo saudável, tratar bem a todos, conhecer a realidade dos alunos e ter uma convivência saudável com toda a comunidade escolar.

Parabenizamos a todos gestores e desejamos que venha o ano letivo de 2020 cheio de resultados positivos na área da educação!

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.
#Educação 22/01/2020 GABINETE DO PREFEITO ESCOLAS ESTADUAIS DE IRAUÇUBA AVANÇAM OS NÍVEIS E DÃO GRANDES RESULTADOS ESCOLAS ESTADUAIS DE IRAUÇUBA AVANÇAM OS NÍVEIS E DÃO GRANDES RESULTADOS

A Prefeitura Municipal, parabeniza a todos que fazem parte das escolas de Ensino Médio de Irauçuba em nome dos diretores Domingos Obergne Fernandes, da Escola Manuel Barboza Maciel (Missi), Emanuel Mota Barreto Filho, da Escola de Ensino Médio de Iraucuba (Sede) e Edlene Vasconcelos, da Escola Antônio Negreiros Bastos (Juá), pelos excelentes resultados do SPAECE 2019 superando os números anteriores e dando um show na excelência em educação.

A prefeita Geraldina Braga, esteve hoje em reunião com o Diretor da Crede 06, o Prof. Daniel Carlos onde o mesmo explicou o quanto cada escola evoluiu, e parabenizou a todas pelo grande trabalho, que também tem tido essa repercussão por conta da melhora dos índices no ensino fundamental do município nos últimos anos, assim favorecendo a continuidade do ensino.

Agradecimentos, aos diretores, coordenadores, professores, alunos e também aos pais, que colaboram no apoio a educação dos filhos.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.
#Educação 03/01/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE IRAUÇUBA VAI RECEBER MAIS UM ÔNIBUS ESCOLAR NO VALOR DE 189.900,00. MAIS UMA CONQUISTA PARA IRAUÇUBA!!!

PREFEITURA DE IRAUÇUBA VAI RECEBER MAIS UM ÔNIBUS ESCOLAR NO VALOR DE 189.900,00.

O município de Irauçuba irá receber mais um ônibus pra frota escolar do município no valor de R$ 189.900,00. O município cadastrou a proposta de 7 ônibus no dia 24 de Dezembro no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Vamos torcer porque até o final do mês podemos ser contemplados com mais.

IRAUÇUBA, UM MUNICÍPIO QUE SE RENOVA A CADA DIA.
#Educação 20/12/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROMOVE CERIMÔNIA PARA ENTREGA DAS MEDALHAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA MEDALHAS E MENÇÕES HONROSAS DA OBMEP E CERTIFICADOS DOS CURSOS REALIZADOS.
#Educação 19/12/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZA FESTA PARA OS PROFESSORES COM PALESTRA, BANDA E SORTEIO DE BRINDES. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZA FESTA PARA OS PROFESSORES COM PALESTRA, BANDA E SORTEIO DE BRINDES.

Na noite desta última quarta-feira (18/12), a Secretaria Municipal da Educação realizou uma linda festa para todos os professores da rede pública municipal.

Na ocasião teve uma palestra com a Coordenadora Pedagógica e Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Ana Paula Bastos e ainda sorteio de dezenas de brindes (fogões, microondas, ventiladores, liquidificadores e outros), os professores participaram de um jantar e se divertiram ao som da Banda Meteoros com artistas locais.
Foi uma noite memorável, evento bem organizado com a participação de várias autoridades municipais e a presença da maioria dos professores da Sede, Distritos e Localidades.

Agradecimentos a Secretária Tanya Alves e toda a equipe da Educação pelo belíssimo evento!
#Educação 17/12/2019 SECRETÁRIA DA JUVENTUDE, CULTURA, ESPORTE E LAZER CULMINÂNCIA DO PROJETO ALUNO ATLETA. CULMINÂNCIA DO PROJETO ALUNO ATLETA.

As Secretarias da SEJUV e Educação realizaram nesta última segunda-feira, dia 16 de Dezembro a culminância do Projeto Aluno Atleta envolvendo as escolas, os alunos e a comunidade. Foi uma festa linda do esporte em várias faixas etárias nas modalidades de futsal e handebol masculino e feminino.

A prefeita Geraldina Braga esteve presente, e parabenizou as duas Secretarias, que tem a frente a Márcia Helena Barreto e Tanya Alves, ao Coordenador do Projeto Kaio Fernandes, aos diretores e coordenadores das escolas, professores de educação física e todos que participaram.

Em 2020 será dado continuidade a esta iniciativa que veio somar com a educação dos nossos alunos, favorecendo a prática de atividades esportivas e competições saudáveis.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.
#Educação 06/12/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IRAUÇUBA FOI DESTAQUE NA 15ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP 2019) IRAUÇUBA FOI DESTAQUE NA 15ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP 2019)

Nesta última terça-feira foi divulgado o resultado da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2019), onde dez (10) alunos das escolas municipais de Irauçuba foram contemplados com Menções Honrosas.

Parabenizamos aos alunos, professores, núcleo gestor, e a todos os formadores de Matemática de nosso município!

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

Logo abaixo você pode conferir a lista dos alunos contemplados!
#Educação 04/12/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZA O I CONGRESSO DA EDUCAÇÃO DE IRAUÇUBA (COMED) A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ATRAVÉS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZA O I CONGRESSO DA EDUCAÇÃO DE IRAUÇUBA (COMED)

A Secretaria da Educação de Irauçuba realizou nesta terça-feira, 03 de Dezembro um evento que ficará marcado para os professores do município, que foi o I Congresso da Educação. Os Palestrantes abordaram temas importantes para a área educacional, relacionados ao Financiamento, Gestão e Aprendizagem.

O evento também foi bastante interativo com troca de experiências, discussões e perguntas direcionadas aos poderes Executivo e Legislativo, representado pela Prefeita Municipal Geraldina Braga e os vereadores Antonio do Eudo e Francisco Alves.

O evento é mais uma meta do Projeto Gestão de Excelência, criado no Governo do ex-prefeito Nonatinho, que está dando continuidade na atual gestão.

A Administração Municipal parabeniza toda a equipe da Secretaria da Educação em nome da Secretária Tania Fontenele , por tão belo evento.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso. A história de um povo muda com a EDUCAÇÃO!
#Educação 29/11/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DELIBERAÇÕES IMPORTANTES PARA A EDUCAÇÃO DE IRAUÇUBA. Virão muitas novidades na área da educação de nosso município!!!!
#Educação 20/09/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IRAUÇUBA REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE FORTALECIMENTO DAS COMPETÊNCIAS FAMILIARES NA PRIMEIRA INFÂNCIA Uma ação intersetorial entre as Secretarias de Educação, Saúde e Assistencia Social.
#Educação 14/09/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE IRAUÇUBA CONTINUA DANDO SHOW. O município supera o ano de 2018 na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) que era de 115 Medalhas.
#Educação 08/09/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SEMANA DA PÁTRIA: ENCERRAMENTO DO DESFILE CÍVICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS Desfile Cívico das escolas da Sede, Campinas, Boa Vista, Barreiras, Coité e também da Guarda Municipal
#Educação 10/06/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO O PREFEITO NONATINHO PARTICIPA DO ATO SOLENE DE CREDENCIAMENTO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA CECI PREFEITO PARTICIPA DA FESTA SOLENE DE CREDENCIAMENTO
#Educação 07/06/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IRAUÇUBA ALCANÇA GRANDES RESULTADOS COM 03 ESCOLAS PREMIADAS NA 11º EDIÇÃO NO ESCOLA NOTA 10 SÃO 06 ESCOLAS E 09 TURMAS NOTA 10, SENDO TRÊS ESCOLAS PREMIADAS.
#Educação 29/05/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IRAUÇUBA ESTÁ ALEGRE, TRÊS ESCOLAS NOTA 10 NO MUNICIPIO, AVALIADO PELO SPAECE. Há alguns dias, a Gestão Municipal compartilha a alegria de ampliar proficiências em todas as séries avaliadas de nosso município, e hoje recebemos a esplêndida notícia de que três Escolas de nosso município serão premiadas e receberão o título de “ESCOLA NOTA 10” pela avaliação do Governo do Estado referente ao desempenho no ano de 2018.
ESCOLA GIL BASTOS NA SEDE (Avaliação do 5° Ano)
ESCOLA IELDA FERNANDES DO JUÁ (Avaliação do 5° Ano)
ESCOLA JÚLIO CÉSAR DO MISSI (Avaliação do 2° Ano)
Isto é motivo de alegria para todos nós irauçubenses, ver o ateste da qualidade da Educação em nosso município, ver nossas Escolas sendo destacadas como as melhores do Estado, ver que conquistamos resultados bem superiores a municípios que têm situação econômica bem superior à nossa.
Parabéns e nossa gratidão em nome de todos os irauçubenses, aos nossos mestres que foram líderes deste vitorioso processo de aprendizado, aos Diretores e Coordenadores destas Escolas, a equipe técnica e gestora da Secretaria da Educação, aos nossos queridos alunos, razão maior de nossos esforços e dedicação, aos Pais de alunos, monitores, colaboradores de todas estas Escolas!
Parabéns Irauçuba! Nós sempre acreditamos que podíamos mais.
O prefeito Raimundo Nonato Sousa Silva visitou hoje as turmas avaliadas das três “Escolas NOTA 10”.
“parabenizei diretamente à todos os protagonistas desta vitória. Fomos em caminhada pelo Centro de Irauçuba expressar nossa alegria, gritar para todos que temos orgulho de nossa terra!
Meu reconhecimento ao comprometimento total da Professora Tanya Alves .
Alegria, alegria, alegria!”, palavras do Prefeito Nonatinho.

Administração Inovação e Compromisso, incentivando a Educação para bons resultados.
www.iraucuba.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 00:27:24