CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 13/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE PROJETO OURO BRANCO - ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A 2ª EDIÇÃO

O Governo Municipal de Irauçuba, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente informa que está com inscrições abertas para a 2ª Edição do Projeto OURO BRANCO.

O Projeto visa a revitalização da cultura do algodão no Município e teve bom desempenho em sua primeira edição. As inscrições acontecem até o dia 17 de fevereiro na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, de 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00. Podem participar os agricultores com DAP e cadastro na ADAGRI.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 08/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE LOCALIDADE DE MIRANDA CELEBRA INAUGURAÇÃO DE ADUTORA

O Governo Municipal de Irauçuba realizou na noite desta terça-feira (07), evento para celebrar a inauguração da adutora na localidade de Miranda.

Todas as 37 famílias da localidade agora tem água encanada, uma grande conquista que simboliza o resultado de muito trabalho e dedicação em cumprir metas para a melhoria da qualidade de vida dos irauçubenses. Para que as famílias fossem contempladas de forma completa até a compra de hidrômetros ficou por conta da Administração.

O Governo Municipal teve a iniciativa de se responsabilizar pela perfuração e instalação de poço profundo, e adquiriu dessalinizador para fornecer água boa para consumo humano. A Prefeita Patrícia Barreto vem trabalhando para cumprir a meta de universalizar do acesso a água através de muito esforço e boas parcerias.

O evento foi transmitido através de live na nossa página oficial em Facebook.com/pmiraucuba.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Recursos Hídricos 07/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE GRANDE DIA PARA A LOCALIDADE DE MIRANDA

GRANDE DIA PARA A LOCALIDADE DE MIRANDA:

INAUGURAÇÃO DA EXTENSÃO DA REDE DE ABASTECIMENTO D'ÁGUA E INSTALAÇÃO DE POÇO PROFUNDO COM DESSALINIZADOR

O abastecimento d'água é essencial para garantir o bem-estar e saúde das pessoas. Por isso, a extensão das redes de abastecimento d'água é fundamental.

Pensando dessa forma, o Governo Municipal tem a alegria de convidar você, especialmente quem reside na localidade de Miranda, para juntos inaugurarmos a extensão da rede de abastecimento d'água que beneficiará 39 família e também celebrarmos a instalação de poço profundo com dessalinizador.

Será nesta terça-feira, 07 de fevereiro, às 19h00.

Participe!

?? Inauguração da extensão da rede de abastecimento d'água + instalação de poço profundo com dessalinizador.

?? Localidade de Miranda

(Em frente a casa da D. Iracema Santana)

? 19h00

??? 07/02/2023, terça-feira

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Agricultura 20/01/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE CRONOGRAMA DE ENTREGA DE SEMENTES DO PROJETO HORA DE PLANTAR

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Irauçuba divulga o cronograma de entrega das sementes do Projeto Hora de Plantar.

Você que é beneficiário fique atento aos dias e locais e também a documentação necessária para receber as suas sementes. Mais de 10 toneladas de sementes serão distribuídas para o homem do campo irauçubense a partir do dia 23/01.

Uma parceria com Governo do Estado, Município e Emarterce.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 18/01/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE IRAUÇUBA RECEBE SEMENTES DO PROGRAMA HORA DE PLANTAR

Nesta manhã de sexta-feira (13), o Secretário de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Irauçuba, Júlio Brasil acompanhou o recebimento de sementes de milho e sorgo do Projeto Hora de Plantar.

São mais de 10 toneladas que serão distribuídas para o homem do campo irauçubense. Uma parceria com Governo do Estado e Emarterce. Com mais esta ação vamos fortalecer ainda mais a agricultura familiar, utilizando sementes e elevando a produtividade da cultura agrícola do Município.

Em breve divulgaremos cronograma de entrega.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 07/12/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE GOVERNO MUNICIPAL REALIZA PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO RURAL

Nesta terça-feira (06), foi realizado processo seletivo em que reuniu na Escola Paulo Bastos os candidatos ao cargo de Secretário (a) de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Irauçuba.

No dia 9 de novembro, ao anunciar a realização deste processo seletivo, a Prefeita Patrícia Barreto destacou em publicação nas suas redes sociais que a iniciativa é "movida pelo compromisso de promover a eficiência na gestão pública de nosso Município".

Estiveram presentes 24 candidatos que foram submetidos por avaliação da banca a partir de currículo, entrevista, dinâmica de grupo e apresentação de propostas para o fortalecimento das políticas de responsabilidade da SDR.

A banca avaliadora é composta por representação do Executivo Municipal, Legislativo Municipal e movimento social de Irauçuba. Logo que houver definição sobre o novo Secretário da pasta, será dada ampla divulgação.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 28/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE MAIS 24 POÇOS PROFUNDOS SERÃO PERFURADOS EM IRAUÇUBA

A partir de articulação política através da Prefeita Patrícia Barreto e do líder político Nonatinho foi conquistado, junto ao Deputado Danilo Forte, mais 24 poços profundos para Irauçuba pela FUNASA.

O objetivo é zerar a demanda de perfuração de poços profundos em nosso município levando mais qualidade de vida às famílias através do acesso à água.

Dos 24 poços, dezessete já tinham local estabelecido conforme as demandas existentes na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, os outros sete locais foram definidos no Alianças da Cidadania realizado na quinta-feira (24), de forma democrática através de votação com os presidentes de associação, secretários municipais e vereadores.

Dessa forma, ficou definido na votação que serão perfurados poços profundos em:

1. Cidade - Juá

2. Mundo Novo - Missí

3. Campinas - Sede do Distrito

4. Mondubim - Distrito de Campinas

5. Rajada - Missí

6. Manoel Dias - Coité

7. Miranda - Campinas

A lista inicial com as demandas existentes na Secretaria já possui:

1. Saco Verde

2. Riachão do Gabriel dos Mirandas

3. Livramento

4. Assentamento Almas, Distrito de Juá

5. Alto da Mangueira - Missí

6. Riacho do Salobro - Juá

7. Fazenda Carnaúba - Campinas

8. Miramar - Juá

9. Vila Campina - Cachoeira-Jerimum

10. Firino - Missí

11. Cacimba Salgada

12. Vila Almeida - São Joaquim

13. Vila Cândido - Riacho do Meio

14. Sítio Lolaia

15. Costa - Coité

16. Olho D'água - Boa Vista do Caxitoré

17. Riacho do Barro - Campinas

Totalizando assim 24 poços que serão perfurados em breve em nosso Município!!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 25/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE PREFEITA PATRÍCIA BARRETO LANÇA EDITAL PARA PRODETER/ ARADO DE TERRA

A Prefeita Patrícia Barreto lançou no Fórum Alianças da Cidadania, realizado nesta quinta-feira (24), o Edital 001/2022 da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, que visa o credenciamento de Associações Rurais para cadastrar agricultores da agricultura familiar através do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODETER)/ Arado de Terra.

O objetivo é atender às demandas de aração de terras no período chuvoso para possibilitar a produção agrícola municipal na zona rural de Irauçuba. Ao todo, será ofertado um total de 300 horas de arado de terra.

As inscrições estarão abertas até o dia 28 de dezembro e podem ser feitas na Sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, localizada a Rua Pedro Rodrigues de Oliveira, Nº 551, Bairro São Luiz de Gonzaga, no horário de 8h00 às 12h00 em dias úteis. A lista dos agricultores selecionados será publicada em 11 de janeiro de 2023.

O edital completo encontra-se disponível em nosso site oficial e também pode ser acessado através do link abaixo:

https://iraucuba.ce.gov.br/.../EDITAL_001_2022_0000001.pdf

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDODORA

#DesenvolvimentoRural 10/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE SELEÇÃO PARA CARGO DE GESTOR DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE

SELEÇÃO PARA CARGO DE GESTOR DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE

A Prefeita Patrícia Barreto anunciou no início desta tarde de quarta-feira (09), em suas redes sociais a abertura de seleção para o cargo de Gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do nosso Município.

A gestora destacou:

" Movidos pelo compromisso de promover a eficiência na gestão pública de nosso município, utilizaremos de processo seletivo para definirmos novo gestor desta área de gestão tão importante.

Atualmente Júlio Brasil, gestor público experiente e comprometido, é o Secretário, mas por questões de projetos pessoais, não poderá continuar a partir de 2023. Por isso, com tempo, queremos definir o próximo Secretário.

Desta forma se você tem motivação pelo serviço público, e acredita reunir competências e habilidades para o exercício deste importante cargo da gestão de nosso município, inscreva-se para esta seleção enviando seu currículo para o e-mail prefeita@iraucuba.ce.gov.br

Sobre a seleção, será via currículo, entrevista, dinâmica de grupo e apresentação de propostas para o fortalecimento das políticas de responsabilidade desta Secretaria."

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 01/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE CAPACITAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE CAMARÕES E DOAÇÃO DE UM REFRIGERADOR PARA O PAB

SDR CONQUISTA JUNTO À SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CAPACITAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE CAMARÕES E DOAÇÃO DE UM REFRIGERADOR PARA O PAB

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Irauçuba, Júlio Brasil, esteve no último dia 25 de outubro reunido com a Secretária de Desenvolvimento Agrário do Estado, Sra. Ana Tereza Barbosa de Carvalho, em Fortaleza, oportunidade na qual fez algumas solicitações para o Município de Irauçuba.

O Secretário protocolou ofício solicitando à Sra. Ana Tereza a realização de capacitação para a criação de camarões, levando em conta que a aquicultura é uma importante atividade econômica que pode melhorar as condições de vida e desenvolvimento das comunidades. A resposta foi imediata e positiva, sendo que uma das três comunidades beneficiadas com o curso será a Vila Mendes, onde foi realizada recentemente a inauguração do sistema simplificado de abastecimento d'água, ocasião em que foi sugerida a criação de camarões como alternativa de geração de renda para aquela comunidade.

Foi levado ainda ao conhecimento da Secretária uma demanda de doação de um refrigerador vertical para o Programa Alimenta Brasil (PAB) para aprimorar o armazenamento e entrega de alimentos distribuídos para a população em situação de vulnerabilidade social através do PAB, sendo que de imediato fomos atendidos, portanto, mais uma conquista.

Na oportunidade, a Secretária confirmou presença no I Festanejo de Irauçuba, que será realizado em dezembro e em breve será divulgada a programação completa.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 21/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE IRAUÇUBA RECEBE TRATOR DO GOVERNO DO ESTADO NESTA QUINTA-FEIRA (20)

Mais benefícios para o homem e mulher do campo Irauçubense. Nesta quinta-feira (20), o Prefeito em exercício Nego Barbosa e o Secretário de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Irauçuba, Júlio Brasil, estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado para receberem das mãos da Governadora Izolda Cela a chave de um trator da Política de Incremento e de Modernização da Atividade Agrícola do Ceará.

Neste segundo lote, dos 39 veículos entregues, 1 vem para o nosso Município e isto muito nos alegra pois contribui significativamente com a atividade agrícola dos irauçubenses. O Deputado Estadual Osmar Baquit também esteve no evento.

A ação contempla a lei nº 17.609, de 6 de agosto de 2021, que prevê a ampliação das áreas cultivadas no Ceará, por meio da disponibilização de insumos tecnológicos que tornem as etapas do processo agrícola mais rápidas e econômicas, com consequente aumento da produtividade.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Melhoria 21/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE SISTEMA SIMPLIFICADO DE ABASTECIMENTO D'ÁGUA DA VILA MENDES É INAUGURADO

O Plano de Fortalecimento Hídrico de Irauçuba atingiu mais uma de suas metas com a inauguração do Sistema Simplificado de abastecimento d'água da Vila Mendes. A ação é atendimento a uma demanda de décadas que a comunidade tinha.

O ato público de entrega do benefício foi realizado nesta quinta-feira (20). Além de ser um momento de vitória a obra representa alívio para os moradores, pois também significa mais qualidade de vida e atenderá diretamente a 13 famílias. A obra é um convênio com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e pode ser executada através de recurso federal conquistado pelo Deputado Danilo Forte.

O evento reuniu não somente moradores da Vila Mendes, mas também Saco Verde, Barreiras e Miranda e autoridades municipais que fizeram questão de celebrar juntos a conquista.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Melhoria 29/09/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE INAUGURADOS 7,5KM DE EXTENSÃO DE REDE DE ABASTECIMENTO D'ÁGUA

Uma das metas do Governo Municipal de Irauçuba que foi determinada pela Prefeita Patrícia Barreto é a universalização do acesso à água, e com foco neste objetivo inúmeras ações estão sendo executadas em Irauçuba.

Nesta manhã de quarta-feira (28), o Prefeito em exercício, Nego Barbosa, Secretários Municipais, vereadores, o ex-prefeito Nonatinho, o Gerente Regional da Cagece (Itapipoca), Edmilson Júnior, o Coordenador Industrial da Cagece (Itapipoca) André Braz e o Diretor de Negócios do Interior (Cagece), Dr. Helder Cortez, estiveram juntos aos moradores da Vila Paixão para celebrar a realização do sonho daquelas famílias de terem água nas torneiras em casa.

Além da região de Lagoa das Pedras o ato inaugural incluiu também as obras de extensão de rede de abastecimento d'água da localidade de São José e Sede do Município. Foram 7,5Km de extensão, beneficiando 79 famílias irauçubenses.

Em breve mais obras como esta serão entregues à população favorecendo cada vez mais nosso povo e levando qualidade de vida.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Desenvolvimento 19/09/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE INAUGURADOS GALPÕES INDUSTRIAIS

Que dia emocionante foi esta sexta-feira (16/09). Data em que marcou a realização de mais um grande sonho dos Irauçubenses: a inauguração dos dois Galpões Industriais com potencial para gerar 600 empregos diretos.

Sonho possível através de muita articulação política. Iniciativa movida pelo desejo dos gestores, como o Prefeito Nego Barbosa, a Prefeita Patrícia Barreto e também o líder político Nonatinho, em proporcionar uma verdadeira transformação de vida para os Irauçubenses.

Recebemos com alegria a Governadora Izolda Cela e comitiva do Governo do Estado, na ocasião foi assinado Termo de Autorização de contrato de comodato à emissão de dois Galpões Industriais destinados a Empresa Simples Passos, portanto, oficializada a entrega destes importantes equipamentos.

O distrito de Missí também foi destaque no evento. A Governadora Izolda assinou ordem de serviço para início da obra de construção da Areninha/Missí.

Quantas notícias boas em um só dia!

Avança Irauçuba.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 29/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE BENEFICIÁRIOS DO PROJETO MANDALLA CONCLUEM PRIMEIRO MÓDULO DO CURSO

Nesta quinta-feira (25), foi encerrada a primeira etapa do curso ofertado em parceria com o Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SDR) e Governo do Estado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) referente ao Projeto Mandalla.

O sistema Mandala para produção de alimentos é um projeto inovador, que além de trabalhar com produção orgânica por meio da agricultura familiar, possibilita às famílias rurais da região uma melhor condição de vida, do ponto de vista econômico e social.

Os participantes tiveram aulas práticas e teóricas para construção de uma Mandalla, a partir de então serão multiplicadores do conhecimento em suas localidades. No mês de outubro os instrutores estarão novamente no Município para acompanhamento e realização de outros módulos.

O Projeto Mandalla Mais Infância preconiza que as famílias beneficiárias tenham crianças no círculo familiar, pois, a princípio, a produção alimentar objetiva auxiliar no sustento da família, porém, de acordo com a produção e desenvolvimento pode se tornar também uma excelente fonte de renda.

O Prefeito em exercício, Nego Barbosa, esteve presente na finalização do primeiro módulo do Projeto, que foi executado na localidade de Mandacarú.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 24/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE KELLYSON BARBOSA ASSUME A SDR TEMPORARIAMENTE, POR 40 DIAS, EM RAZÃO DO AFASTAMENTO DE JÚLIO BRASIL

O jovem Kellyson da Silva Barbosa, assume a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Irauçuba pelo período de 40 dias, no qual Júlio Brasil estará afastado, a pedido.

Kellyson é Técnico em Agropecuária, filho de Irauçuba, residente no distrito de Missi, trabalhou como técnico agrícola no Instituto Agropolos do Ceará, EMATER-CE (Empresa de Assistência Técnica e de Extensão Rural), CETRA (Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador). Recentemente esteve como Técnico da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente), prestando assistência técnica a agricultores residentes na ADL do Juá. Tem vasto conhecimento na área, o que poderá aplicar para o bom desempenho de suas funções pelo período em que estiver à frente da Secretaria.

Desejamos um bom trabalho liderando a SDR em prol do homem do campo Irauçubense durante esta temporada.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 24/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE INICIADO PROJETO MANDALLA EM IRAUÇUBA

Nesta segunda-feira, dia 22 de agosto, na localidade de Mandacarú, foram iniciadas as atividades do Projeto Mandalla, uma parceria do Governo municipal de Irauçuba com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará.

O Projeto visa a conjugação de esforços de ambas as partes para a implantação/execução e a capacitação dos técnicos e produtores.

A manhã da segunda-feira iniciou com aula teórica para os participantes sobre como fazer uma mandala e logo em seguida já colocaram em prática o conhecimento.

Ao todo, 23 famílias são beneficiadas com o Projeto.

O curso está previsto para acontecer até a sexta-feira (26) e é dividido em dois módulos com carga horária total de 64h/aula.

A chefe de gabinete, Janaelle Mota, esteve no local para acompanhar o início das atividades.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 12/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE AÇUDE JANDIRA RECONSTRUÍDO

No final da tarde da quarta-feira, dia 10 de agosto, comunidade e autoridades se reuniram na localidade de Cachoeira para prestigiarem a inauguração da reconstrução do Açude Jandira!

A obra de reconstrução incluiu, entre outros, o aumento da parede em extensão e altura, portanto, o reservatório agora tem capacidade hídrica para 70.505,33m³.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Agricultura 28/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE 28 DE JULHO - DIA DO AGRICULTOR

Hoje, 28 de julho, é celebrado o dia do Agricultor e o Governo Municipal de Irauçuba, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente homenageia a todos os homens do campo.

Compreendemos a importância dos agricultores para nosso Município e destacamos que possuímos recursos garantidos junto ao Governo do Estado para celebrar a data, porém em razão do período eleitoral a data será festejada com as devidas comemorações que os agricultores merecem somente após esse período, no entanto, não podemos deixar de registrar o grande valor que os mesmos têm.

Trabalhar com a terra é estar em contato direto com a natureza, desde o preparo do solo até a colheita. Muitos são responsáveis pela geração de emprego e renda, construindo a grandeza do nosso povo.

Nossos parabéns a todos os agricultores do Município de Irauçuba!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 26/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE SDR PROMOVE REUNIÃO COM PRODUTORES E CRIADORES RURAIS DE IRAUÇUBA

Nesta segunda-feira (25), o Governo Municipal de Irauçuba, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, promoveu importante reunião com a realização de palestras sobre temas fundamentais para os produtores e criadores rurais do Município.

Os convidados que ministraram palestra foram: Daniel Bastos (Zootecnista com especialização em bovinocultura e ovinocaprinocultura), que abordou o tema

"Alimentação de bovinos em época de estiagem"; Edneudo Pontes (Zootecnista com especialização em bovinocultura de leite e apicultura) que apresentou um diagnóstico da bovinocultura de leite em Irauçuba; Também deu a sua contribuição o representante comercial Fábio Victor que discorreu sobre orientações de compras coletivas.

Vale destacar de forma especial os esclarecimentos sobre o processo de compra coletiva, iniciativa que incentiva o produtor rural a adquirir insumos em parcerias com outros produtores reduzindo os custos e impactando diretamente nos lucros. Esta é também uma das metas da Secretaria de Desenvolvimento Rural para 2022.

Além dos palestrantes, estiveram presentes na reunião o Prefeito em exercício Nego Barbosa, Secretário da pasta responsável Júlio Brasil, representando o Banco do Nordeste a Sra. Lúcia Sobreira, Técnicos da Secretaria e produtores e criadores do Município de Irauçuba.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 08/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA REALIZA PEIXAMENTO DE AÇUDES PÚBLICOS

Município de Irauçuba em parceira com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado recebeu a quantia de 70.000 alevinos de Tilápia e Tambaqui.

Na manhã desta quinta-feira (07), iniciou-se a distribuição dos peixes para diversos açudes em várias localidades do município. Ação realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente em parceria com as Associações e Colônia de Pescadores do Município, faz parte do

"Programa de Peixamento dos açudes públicos nos Municípios do Estado do Ceará" e tem como objetivo diversificar as fontes de renda dos produtores rurais, fortalecendo a economia do município e estimulando a produção e o consumo de peixe, além de contribuir para melhoria da qualidade de vida e renda das famílias garantindo uma alimentação saudável para as famílias de baixa renda, principalmente as que residem nas comunidades rurais que dependem do açude para sobrevivência.

Ao todo, 14 açudes receberão peixamento nesta quinta-feira (07), os primeiros foram os Açudes Paulo Bastos e Açude Jorge Domingues, na Sede do Município, cada um deles com 2.000 alevinos.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 05/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE IRAUÇUBA LEVA TECNOLOGIA E INOVAÇÕES PARA O PEQUENO PRODUTOR RURAL

Na última quarta-feira (29), a localidade de Bueno, distrito de Missí, em Irauçuba recebeu o técnico Rithiele Dantas da Ematerce para realização de capacitação do pequeno produtor rural.

Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Irauc¸uba que tem a frente o Secretário Júlio Brasil, a capacitação teve como objetivo ensinar o cultivo do milho hidropônico para os agricultores, mostrando suas vantagens como resultado rápido e o fornecimento volumoso de qualidade, com alto valor energético e protéico para alimentação animal.

É o Governo Municipal de Irauçuba capacitando, incentivando e valorizando cada vez mais o pequeno agricultor.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Agricultura 09/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE PARCERIA DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL COM SECRETARIA DA INCLUSÃO E PROMOÇÃO

CONTEMPLA COM ALIMENTOS 200 FAMÍLIAS ACOMPANHADAS PELOS CRAS E CIS

Com objetivo de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, nesta quarta-feira (08), a Secretaria de Desenvolvimento Rural firmou parceria com a Secretaria de Inclusão e Promoção Social, através do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA/Alimenta Brasil.

Com essa parceria 200 famílias acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social - CRAS/ Missí, CIS - Coité e CIS Juá serão comtempladas com alimentos.

Com o objetivo de comprar alimentos produzidos pela agricultura familiar e gerar renda para os agricultores, o Programa ainda vai atender famílias carentes, em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela rede socioassistencial do Município.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Júlio Brasil, destacou a importância da iniciativa. "Acredito que fazer políticas pública com eficiência é contribuir de forma direta com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente dos mais vulneráveis."

Está ação garante o fortalecimento da agricultura familiar e garante alimento na mesa dos mais vulneráveis.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 06/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL FIRMA PARCERIA E ARTICULA AÇÕES PARA A CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS

A SDR de Irauçuba iniciou a semana com assinatura do termo de parceria com a Ematerce. O objetivo é promover capacitação sobre hidroponia do milho para agricultores e criadores do município.

A Hidroponia é um sistema de cultivo, dentro de estufas sem uso de solo. Os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água enriquecida (solução nutritiva) com os elementos necessários

O milho hidropônico é altamente palatável, ou seja, mais saboroso ao paladar, e atende às necessidades de manutenção do gado leiteiro e de corte, assim como também pode ser utilizado na complementação alimentar de outros animais, tais como: aves, equinos, suínos, peixes, ovinos e caprinos.

A iniciativa é uma alternativa prática e eficiente para enfrentar a estiagem, o resultado é rápido com fornecimento volumoso de qualidade, além do baixo custo, tem alto valor energético e protéico para uma boa alimentação animal.

Em breve será divulgado o período de inscrições e a data da capacitação.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Agricultura 01/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE GARANTIA SAFRA 2021/2022

Neste mês de junho se inicia a verificação de perdas referentes a 2021/2022, os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, começaram as vistorias nas lavouras dos agricultores que tiveram os laudos emitidos pelo SGGS - Verificação de Perdas efetuando.

O objetivo do Garantia-Safra é certificar a segurança alimentar de agricultores familiares que residem em regiões com risco de perda de safra, por razão de estiagem ou enchentes.

A Prefeitura Municipal já efetuou o pagamento da 5ª parcela no valor R$ 11.917,00 restando apenas uma parcela, o total será de R$ 71.502,00 que será pago esse ano referente ao Garantia Safra 2021/2022.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 27/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE IRAUÇUBA DISPONIBILIZA DE NÚCLEO MUNICIPAL DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

A Prefeitura de Irauçuba através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente oferta apoio técnico através do Programa Titula Brasil.

O Programa tem como objetivo apoiar a titulação de assentamentos e de áreas públicas rurais da União e do Incra passíveis de regularização por meio de parcerias com o Município.

Nesta semana a Assessoria Técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, através do Técnico Ivan Melo, esteve na sede da Associação do Assentamento Arraia, realizando reunião com os moradores para iniciar a elaboração do pré-projeto de titulação do Assentamento. Mais Cidadania para nossos Munícipes.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 23/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE GOVERNO MUNICIPAL REALIZA VACINAÇÃO ASSISTIDA CONTRA FEBRE AFTOSA EM BOVINOS.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, realizou, nesta quinta -feira (19/05), a vacinação assistida contra a Febre Aftosa em bovinos na comunidade de Mandacaru, na propriedade do Sr. José Raimundo Ferreira.

Dezenas de animais foram vacinados na ação. A vacinação assistida é um dos serviços oferecidos pelo Departamento Agropecuário através dos técnicos agrícolas da Secretaria durante a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no Estado.

Estiveram acompanhado a vacinação assistida, os técnicos agrícola da Secretaria Claudio Regis e Ivan Braga, a Diretora do Departamento Agropecuário a Patrícia Mesquita e os técnicos Tânia Elizabeth e Daniel Victor, representando a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) responsável pela campanha no estado.

A campanha tem como objetivo, vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades contra a doença que causa febre e lesões na boca e patas dos animais.

Além do serviço de vacinação assistida, a Secretaria de Desenvolvimento Rural atua dando todo o suporte necessário aos produtores acompanhamdo-o no acesso ao sistema da ADAGRI, possibilitando a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), ficha sanitária e declarações de vacinação.

Irauçuba 65 anos.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 23/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE PRIMEIRA ASSOCIAÇÃO DE IRAUÇUBA É CONTEMPLADA COM O PROGRAMA MUNICIPAL DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE OVINOS.

O Governo Municipal atravéz da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, lança o Projeto de Melhoramento Genético de Ovinos com objetivo de melhorar a genética proporcionando ganho de peso, sanidade, desempenho reprodutivo e qualidade da carcaça do rebanho do pequeno produtor de Irauçuba.

A equipe técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Rural esteve na Associação do Olho D'agua da Esperança para realizar a entrega do reprodutor itinerante da raça Santa Inês, que ficará a disposição dos criadores da comunidade.

O Sr. Raimundo Bastos foi o primeiro produtor a receber o reprodutor em sua propriedade.

Na oportunidade a Sra Verônica Ramos Presidente da Associação e a Diretora do Departamento Agrícola representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Sra. Patrícia Mesquita, celebraram termo de parceria entre si.

Com essa parceira, entre Secretaria e Associação, a comunidade além de receber o reprodutor itinerante, terá através da Técnica Agrícola Valéria Bastos todo o suporte necessário e orientações técnicas no acompanhamento do projeto, para que tenhamos os objetivos alcançados por meio do melhoramento genético do rebanho.

Irauçuba 65 anos.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA.

#Agricultura 12/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE SAÚDE DE QUALIDADE TAMBEM CHEGA AO SEU REBANHO

No último dia 02 de maio iniciou a Primeira etapa da Campanha de

Vacinação contra a febre aftosa em Irauçuba, nesta etapa são vacinados os bovinos e bubalinos de todas as idades e irá até o dia 30 de maio.

O Governo Municipal através do Departamento de Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente está a disponibilizando técnicos agrícola para auxiliar o produtor na vacinação do rebanho e no preenchimento da declaração de Vacinação.

A vacina contra a febre aftosa é utilizada para desenvolver imunidade no rebanho e para dificultar a propagação do vírus no ambiente, fazendo dessa forma com que haja maior controle da doença, diminuindo o impacto negativo e consequências sociais e financeiras que a doença possa trazer ao produtor.

Procure a Secretaria.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

www.iraucuba.ce.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 02:19:20